sexta-feira, 1 de outubro de 2010

UFFS pretende oferecer Mestrado em Letras

Professores reuniram-se em Chapecó para debater sobre a implantação de programas stricto-sensu na Universidade

Por Patrícia dos Santos (Letras/Realeza)

Nos dias 23 e 24 de setembro, professores da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, estiveram na sede da Universidade em Chapecó – SC, para participar de uma reunião em que foram discutidos assuntos relacionados à apresentação de propostas para a implantação de projetos de Mestrado para a UFFS.

A Profa. Ms. Sabrina Casagrande representou o Campus Realeza nas discussões sobre a implantação de um grupo de pesquisa voltado para o campo das Letras, a partir das diretrizes e ações prioritárias para pós-graduação e pesquisa estabelecidas pelo documento final da I COEPE (Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão). O programa, provisoriamente chamado de “Estudos da Linguagem”, está entre os programas stricto-sensu priorizados pelo Plano de Desenvolvimento de Pós-Graduação 2010-2016 e visa oferecer oportunidades de formação acadêmico-científica a egressos dos cursos de Licenciatura em Letras e também a professores já em atuação na educação básica.

Segundo a Profa. Sabrina, as regiões de cobertura dos cinco campi possuem carência de acesso a esse tipo de formação no setor público. Outro ponto importante a destacar é a perspectiva de continuação dos estudos por parte dos graduandos dos campi, e assim, dar continuidade a profissionalização: "Embora ainda muito embrionária, a discussão sobre a implantação de um curso de mestrado na área de estudos linguísticos traz, para a área de atuação da UFFS, a possibilidade de acesso à pós-graduação stricto sensu, suprindo, assim, uma demanda regional. Além disso, proporcionará aos futuros licenciados da UFFS a opção de darem sequência à sua formação acadêmica".

Grupos de pesquisa são institucionalizados dentro da Universidade através da união de profissionais que possuem afinidades dentro de uma linha de pesquisa em comum. A possibilidade de implantação de um mestrado em Letras, no momento, se atém ao Campus Chapecó, devido ao maior número de doutores atuando na sede. Essa implantação, nos demais campi, depende da ampliação do número de doutores vinculados à área.

O plano de trabalho para implantação do programa de mestrado ainda está em fase de desenvolvimento e aprimoramento, mas já possui duas possíveis linhas de pesquisa pré-definidas: “Ensino e aprendizagem de língua(s) e outras linguagens” e “Descrição e análise linguística e discursiva”. Três possíveis grupos de pesquisa também já foram delineados: “Língua(gem), Memória e Ensino”; “Variação e Mudança Linguística” e “Interfaces da Gramática”. Estes ainda estão em discussão no grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto.

O prazo para entrega do plano de trabalho para a CAPES (Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é março de 2011.

Um comentário:

  1. Excelente!!Enquanto professores encontramos muitas dificuldades para fazer um mestrado, nossa cidade já tem possibilidades para ofertar essa modalidade de ensino, de forma gratuita, contamos com o empenho de todos, especialmente de orgãos públicos e parcerias ... para poder assim termos em nossa cidade cursos de mestrado gratuitos. Parabéns pela iniciativa e estarei aguardando

    ResponderExcluir