sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dia mundial da alimentação



Por Giovana Giombelli (Nutrição/Realeza)

No dia 16 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde. Ele tem por objetivo conscientizar a humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome ou estão desnutridas, promovendo, assim, a participação da população na luta contra a fome.

Esta data já é comemorada há 27 anos e lembra a criação, em 1981, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Todos os anos mais de 180 países organizam atividades e se mobilizam a fim de reduzir a fome no mundo.

A cada ano, um novo tema é proposto. O deste ano é “Unidos contra a fome”, pois uma em cada seis pessoas no mundo passa fome e em cada cinco minutos uma criança morre por desnutrição. Como afirma o representante da FAO, Hélder Muteia, trata-se de “uma fome que mata e que dói”.

Em todo o mundo, organizações governamentais e não governamentais participam desse dia com diferentes programações e atividades para que, de alguma forma, chame a atenção de toda a população mundial. No Brasil, milhares de famílias comemoram essa data como uma nova fase de suas vidas, pois, com a ajuda do governo federal, muitas delas saíram da miséria, podendo ter um pouco mais de dignidade e tendo o que comer.

A aquisição de alimentos e a ampliação dos restaurantes populares são alguns dos exemplos brasileiros de combate à fome. A partir desses programas, vinte e sete milhões de brasileiros ultrapassaram a linha da extrema pobreza. Isso mostra que houve uma redução de 25,6% para 4,8% de pobres abaixo da linha da pobreza de 1990 a 2008. Isso é um grande avanço para o desenvolvimento do nosso país.

O Programa Fome Zero, do governo federal, é modelo para outros países para a erradicação da fome. Ele tem por objetivo permitir o acesso aos alimentos, fortalecer a agricultura familiar, gerar renda e gerenciar o controle social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário