O evento aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de outubro e contou com diversas
conferências, mesas-redondas, simpósios e minicursos
nas áreas da Linguística e Ensino de Línguas.
Por Patrícia dos Santos (Letras/Realeza)
No último dia 06 de outubro, acadêmicos do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, viajaram (em microônibus fretado com apoio da Universidade) para participar do II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem - SNEL, que foi realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Cascavel – PR.
O SNEL é um evento proposto pelo Colegiado do Curso de Letras e pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado em Letras, da UNIOESTE. É a segunda edição nacional e quinta local. Visa fomentar a discussão, a reflexão e a divulgação da produção científica, acadêmica, técnica e cultural em Letras, Linguística, Literatura e áreas próximas.
É a segunda vez que a turma de Letras da UFFS/Realeza tem a possibilidade de participar desse tipo de evento. Na primeira oportunidade, em junho, puderam conferir de perto a 13ª Jornada Regional e 3ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários – JELL, também pela Unioeste, mas no Campus de Marechal Cândido Rondon.
A resposta dos alunos foi positiva, pois retornaram à UFFS entusiasmados com as novidades, bem como com a troca de experiências com colegas e profissionais das diversas áreas das Letras. Por isso, a expectativa para esse segundo contato com as diferentes vertentes que o curso lhes oferece era grande. A aluna Daniela Farias de Souza comentou sobre o Simpósio: “Escolhi o minicurso de ‘Prática de Análise Linguística em Artigos de Opinião’, pois como saímos do Ensino Médio com pouco conhecimento sobre a produção textual, irá contribuir para a análise e a construção de artigos acadêmicos”.
O coordenador do Curso de Letras, Prof. Ms. Clóvis Alencar Butzge, foi um dos organizadores da ida dos acadêmicos ao II SNEL e falou ao Comunica sobre a importância da participação do aluno nesse tipo de evento: “É fundamental que os acadêmicos possam participar de atividades extracurriculares como o II SNEL. Dessa forma, têm oportunidade de conhecer outros estudantes e professores, ter contato com as últimas pesquisas da área de Letras e viver um pouco mais do universo acadêmico”.
A Profa. Ms. Miriam Schröder acompanhou os alunos ao evento e também participou de um simpósio com a comunicação “Livro Didático: Gênero Textual ou Suporte?”. A Profa. Mirian falou sobre o evento ao Comunica: “A temática do seminário - Diversidade, Ensino e Linguagem - atraiu um público bastante interessado. Nós, da UFFS, assim como participantes da USP, UNESP, UEL, UTFPR, UEPG, UNICENTRO, UFSCAR, UEM, dentre outras instituições, pudemos expor nossas pesquisas mais recentes e relacionadas à temática. A mim coube a explanação sobre parte da minha pesquisa de doutorado, acerca do livro didático como gênero discursivo, ao invés de mero suporte textual”.
A Profa. Mirian falou também sobre a participação dos acadêmicos da UFFS no Seminário: “Acredito que a participação dos nossos graduandos foi mais uma prova de que a UFFS está no caminho certo, pois os professores e a direção têm se empenhado tanto na construção do conhecimento em sala de aula, quanto em eventos acadêmicos”.
O primeiro dia de simpósio foi aberto com uma conferência, ministrada pelo Prof. Dr. Domingos Sávio Pimentel Siqueira (UFBA), intitulada: “Diversidade, Ensino e Linguagem: que desafios e compromissos aguardam o profissional de Letras contemporâneo”. Os presentes puderam visualizar um panorama da realidade do ensino da língua estrangeira no Brasil, e também propostas para a renovação e ampliação do método de ensino tanto para os profissionais atuantes quanto para os graduandos da área de Letras.
Além disso, os acadêmicos puderam participar de simpósios, minicursos e mesas-redondas em diversas áreas de estudo vinculadas ao Curso de Letras. Dentre elas estão: “Narrativas em línguas estrangeiras modernas do XX: o século do desassossego”, que trouxe análises sobre obras da literatura internacional a partir da visão do autor frente à realidade de sua época e “O que quer e o que pode ser a análise de discurso?”, em que diversos profissionais de diferentes áreas debateram sobre o uso da linguagem e a intenção que esta traz consigo nas diversas formas de expressão e veiculação de informações.
O simpósio “Leitura, leitor, ensino-aprendizagem e sociedade”, que abordou o ensino da leitura na escola a partir da formação do professor, foi um dos mais comentados entre os graduandos. Coordenado pela Profa. Ms. Ruth Ceccon Barreiros (UNIOESTE), o encontro possibilitou a explanação de pesquisas de profissionais preocupados com a formação do cidadão leitor.
Segundo a Profa. Ruth “Formar leitores é imprescindível, mas não há um caminho único, é preciso diagnosticar o público, planejar aulas, contagiar os alunos e principalmente: formar professores leitores”. A profissional enfatizou aos acadêmicos que fazer pesquisa deve partir de um interesse que esteja no coração do pesquisador, e não para ficar na estante.
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