sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A leitura como ferramenta do professor de Ciências

Bolsistas do Curso de Ciências participam de projeto que envolve leitura e ensino.

Por Marina Maria Rodrigues (Letras / Realeza)

No Campus Realeza da UFFS, está sendo desenvolvido o projeto “Leitura e Ensino de Ciências”, o qual envolve alunas da Licenciatura em Ciências, orientadas pela Profa. Ms. Mirian Schöder. O projeto consiste na leitura de material de divulgação científica e produção de aulas que privilegiem a interação professor-aluno.

Segundo a professora Mirian, a intenção desses estudo é "aperfeiçoar o processo de leitura interpretativa das bolsistas, bem como visa estimulá-las ao desenvolvimento de pesquisas sobre temas da atualidade vinculados ao ensino de Ciências, especificamente em termos de sedução do leitor-aluno, criticidade do futuro educador e preocupação com a aula de Ciências.”

Olhar acadêmico

Fazem parte desse trabalho as acadêmicas Eliangela P. De Carvalho, Flávia Luane Rommel e Gisele Trevisan, que são bolsistas de Iniciação Acadêmica. Elas começaram seus trabalhos com a professora Mirian nesse segundo semestre. Em entrevistas, as três nos contam como tem sido o trabalho e o resultado desse projeto:

Comunica: Gisele, como você faz para desenvolver os planos de aula solicitados?

Acadêmica Gisele: Em primeiro lugar, faço as leituras do capítulo solicitado pela orientadora do projeto. Após feito isso, faço anotações sobre o tema que o capítulo trata, para assim ter uma noção do que irei falar nos planos de aulas. Por fim, começo a confeccionar os planos de aulas, que no começo foi muito difícil fazer, mas com o passar do tempo a gente começa a ter um maior conhecimento sobre o assunto, e assim tem novas ideias para fazer os planos de aula.

Comunica: Eliangela, você tem percebido a influência do projeto em outros momentos da sua vida acadêmica?

Acadêmica Eliangela: Sim. Ele tem me dado uma visão mais crítica, ajudando na intepretação, nas leituras e na busca por informações que auxiliam na compreensão dos temas estudados.Além disso, o projeto está dando uma boa base na elaboração de planos de aula, estou aprendendo muito.

Comunica: Flávia, você gostaria que o projeto continuasse em 2011, por quê?

Acadêmica Flávia: O projeto tem auxiliado a minha vida acadêmica e deu início à minha preparação profissional. Portanto, gostaria que ele continuasse no ano de 2011 para que possamos aprimorar nossos conhecimentos nas matérias e também nos processos de ensino que vamos ter pela frente, assim que nos formarmos.

Os beneficios acadêmico e o resultado do projeto

De acordo com a orietadora Mirian, “após o desenvolvimento da leitura completa da obra As coisas são assim: pequeno repertório científico do mundo que nos cerca, organizado por Brockman e Matson, e da construção preliminar de planos de aula para cada um dos capítulos da obra, espera-se que a leitura crítica e uma visão mais abrangente das temáticas tenham sido concretizadas.”

Afirma ainda que os resultados têm sido positivos a cada etapa do projeto: “No primeiro momento, as orientandas temiam que o projeto se assemelhasse a uma aula de Língua Portuguesa (de modelo tradicional). Felizmente, ao longo das reuniões, perceberam que os propósitos do projeto e seu vínculo com o ensino de Ciências são muito mais fortes e que o embasamento teórico está presente sem, contudo, tornar-se a temida aula.”

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