terça-feira, 19 de outubro de 2010

Enem, a nova porta de acesso

Por Jéssica de Oliveira e Juliete Ilha (Letras / Chapecó)

A Universidade Federal da Fronteira Sul possibilita o ingresso dos estudantes através do Enem (exame nacional do ensino médio) transformando, assim, o sonho de estudar em uma universidade federal em realidade. Estamos vivendo um novo momento na história educacional da região, uma nova realidade nos espera com formação de excelência disponível com o acesso popular, através do novo modelo do Enem.

Com a reformulação do Enem, o exame se tornou um abrir de portas para futuros profissionais. O exame contém um novo método de aplicação, o qual faz o aluno raciocinar, acabando com o velho ditado popular e as provas de decoreba dos vestibulares tradicionais, beneficiando todas as classes, já que se trata de uma prova de raciocínio.

A reformulação do exame nacional tem um resultado positivo, pois facilitou o acesso à universidade. No entanto o debilitado processo de ensino e aprendizagem de muitas escolas públicas gera certo desconforto em alguns alunos, os quais se julgam inferiores aos estudantes de escolas particulares. Por outro lado, com a atualização do exame não existe essa diferenciação, pois a inteligência ou capacidade do estudante não é medida pela classe social ou pela cor racial, mas pode ser influenciada de acordo com as condições de ensino que lhe for oferecido.

Para muitos, uma universidade em nossa região é a chance de ingressar em um curso de graduação. Entretanto se fazem necessárias a determinação e o interesse de seus acadêmicos, considerando-se que muitos destes têm a necessidade de deslocar -se de suas respectivas cidades pra Chapecó com o objetivo de estudar e obter um título de graduação em uma federal. Mas, sem dúvida, o Enem foi uma das melhores oportunidades de ingressar nas universidades federais.

Enfim, este exame reformulado gera opiniões contraditórias, o certo é que conquistamos o direito de usufruir de um ensino de maior qualidade. A Universidade é o início de muitas histórias, e agora, tudo começa pelo Enem.

Um comentário:

  1. Parabéns meninas,
    gostei muito do texto, a UFFS atraves do ENEM
    é uma grande oportunidade para todos os jovens
    que não querem dessistir de seus objetivos!
    Sucesso UFFS!
    Beijos, Francine

    ResponderExcluir