terça-feira, 26 de outubro de 2010

Como é o trabalho na UFFS – Campus Realeza

Os serviços terceirizados vêm se destacando com suas equipes e com serviços de qualidade.

Funcionários das empresas que prestam serviços à UFFS - Campos Realeza.

Por Mariana Maria Rodrigues (Letras/Realeza)
Fotos: Christiano Castellano

O Campus Realeza além de contar com professores e servidores de alta qualidade, conta também com uma excelente equipe de serviços terceirizado, que são prestados por empresas licitadas como Cristal, Special Service e Krhonos.

O coordenador administrativo do Campus, Prof. Ms. Jaci Poli, afirma que “o Campus conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Realeza que cede os serviços da cantina e de fotocópias, esse apoio tem o intuito de agilizar esses tipos de serviços, porque pela Universidade iria demorar algum tempo”. O coordenador ainda comentou sobre as três empresas licitadas pela UFFS: “temos enfrentado alguns problemas com a Krhonos, que tem contrato emergencial e não vem cumprindo com as nossas exigências, já a empresa Cristal está em caráter definitivo, com prazo inicial de um ano prorrogável para cinco anos, essa questão deve ser resolvida até meados de novembro, e a empresa Special Service tem contrato definitivo e os serviços são de alta qualidade. Deve ser ressaltado que embora haja alguns problemas empresariais, os funcionários dessas empresas são competentes, dedicados e os trabalhos são de qualidade”.

O assistente da Coordenação Administrativa, Maikel Douglas Fiorentino, observou que “o trabalho tem sido bastante positivo, e o problema mesmo tem sido a manutenção do Campus, pela precaridade do prédio e a empresa Krhonos tem deixado a desejar em questão de cumprir prazos e materiais para trabalho. Em questão à nova empresa, a Cristal tem conseguido cumprir o seu contrato tranquilamente e a segurança tem alcançado seus objetivos e até agora manteve tudo sobre controle”.

Special Service

A equipe de segurança conta com seis vigilantes, dois trabalhando no período diurno, Rosilene Soares e Orivaldo Lauriano Barbosa, e à noite quatro, Marcelo Klipel, Edson Amaro, Adilar Luiz Baroni e José Carlos Rama.

A vigilante Rosilene Soares diz que “é meu primeiro trabalho como vigilante, e tem sido uma experiência maravilhosa trabalhar na UFFS, ainda mais com profissionais que têm anos de profissão como seu Rama e seu Barbosa. Aqui estou ganhando meu espaço como vigilante feminino, e a Especial Service é uma empresa que valoriza nosso trabalho assim como os outros profissionais aqui do Campus, somos um equipe em sintonia, acho que formamos uma boa equipe”.

Outro funcionário da Special Service é o vigilante José Carlos Rama, o qual tem vinte e oito anos de carreira e há quase oito meses está no Campus Realeza. Ele afirma que “tem sido maravilhoso trabalhar na UFFS, e é um dos melhores lugares para se trabalhar, é muito diferente do que se trabalhar em um banco, e ter a responsabilidade de cuidar do Campus e ter o contato com alunos é ótimo, sinto que o nosso trabalho é valorizado”.

Krhonos Serviços

A empresa Krhonos está no Campus também em torno de oito meses, já mudou quase todo seu quadro de funcionários. Apesar de enfrentar alguns problemas, vem tentando melhor seus serviços, trazendo profissionais de qualidade. Por enquanto mantém dois funcionários.

A cerca de um mês, o eletricista Rafael Dall'Agnol começou a trabalhar na UFFS pela empresa Krhonos, e afirma que tem sido muito bom trabalhar aqui: “Além da equipe ser muito unida, há algumas faltas da empresa, mas ela vem melhorando. A parte da manutenção não é muito exigente, porém o prédio é velho e o maior problema mesmo tem sido com a parte hidráulica, no mais é tudo tranquilo”.

A Universidade conta também com um novo jardineiro, Paulo Sachetti. Segundo ele, “a empresa tem se esforçado a cumprir seu contrato, e o trabalho realmente é bom, desde os serviços aos colegas, amizade mesmo a gente vem criando a cada dia, e isso em menos de um mês de trabalho”.

Cristal Serviços

Há empresa assumiu a licitação há menos de um mês, e está entrando em caráter definitivo a partir de novembro. Quando assumiu a licitação, a empresa contratou as antigas funcionárias que já trabalhavam no Campus pela Krhonos, que são Mariza Mondini, Daiane Paloschi, Marli Silveira e Maria Madalena da Silva, e contratou ainda Rosa Maria Schuster e Marcia Pavan.

A funcionária Mariza Mondini trabalha na UFFS há quase oito meses, sete pela Krhonos e um mês pela Cristal, diz que “não há muita diferença entre trabalhar na Krhonos e na Cristal, só que agora não falta material e nem produtos de limpeza. Trabalhar aqui é uma grande oportunidade, somos valorizadas aqui, eu digo que eu amo trabalhar na UFFS, fazemos nossos trabalhos e fazemos amigos, nos tornamos uma família, todos nos conhecemos e nos valorizamos”.

Outra funcionária da Cristal é Márcia Pavan, que está trabalhando há mais ou menos um mês na Universidade e diz o seguinte: “Temos o prazer de vir trabalhar, a união é tão grande que somos um família, porque a convivência é muito grande, somos todos colegas de trabalho, sinto que não há uma divisão entre professores, servidores e coordenadores, somos tratados iguais”.

Foto Sul Collor

A Foto Sul Collor é uma das duas empresas licitadas pela Prefeitura Municipal de Realeza, ela prestas serviços de fotocópias a um preço acessível.

O proprietário da empresa, Maicon Fernando Vargas, comentou sobre a licitação e como tem sido essa experiência na UFFS: “Ganhamos a licitação por que temos os preços mais baixos da cidade em fotocópias, e tem sido gratificante trabalhar na UFFS, porque estamos fazendo parte de sua construção. Tenho que agradecer à direção e à coordenação porque sempre estão nos dando apoio”.

Amigão Supermercado e Restaurante

A outra empresa que a Prefeitura contratou por licitação para atender a Universidade foi a empresa Amigão Supermercado Restaurante, que montou a cantina no Campus Realeza e vem agradando o paladar de todos, além de ter preços baixos para a comunidade acadêmica.

O responsável pela cantina, Altair Todescatto, comenta também que ganharam a licitação por ter os preços mais baixos. Analisou ainda que os serviços estão agradando os clientes: “Estamos aqui há dois meses, e os alunos frequentam diariamente, é um bom sinal. Sinal que estamos agradando. Em vista disto, tivemos que aumentar o número de funcionários e contratamos as alunas do Curso de Nutrição Angélica Werkhausen e Giovana Paludo Giombelli, acho que devemos dar um apoio aos acadêmicos”.

Um bom trabalho

Em apenas oito meses essas equipes vêm mostrando sua competência e a qualidade de seus serviços, fazendo parte da construção da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Outro ponto que chama a atenção foi como essas equipes, estando juntas diariamente, foram criando laços afetivos, não importando a empresa e nem a função que exercem, mas sim estarem juntos a cada dia. Isso demonstra que a Universidade não está beneficiando apenas alunos e professores, e sim a todos que têm ligação com essa entidade.


Responsáveis pela cantina no Campus Realeza.

Maicon Fernando Vargas, sócio-proprietário da Foto Sul Collor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário