segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Compostagem: tudo se transforma

Por Silvana Castilho (Engenharia de Alimentos / Laranjeiras do Sul)


A preocupação com o meio ambiente e com sua sustentabilidade é tema de Projeto de Iniciação Acadêmica no campus Laranjeiras do Sul. O projeto se intitula UFFS Compostagem, desenvolvido pelo professor Diego dos Santos, Engenheiro Agrônomo e Me. em Engenharia Agrícola, com a participação de alunos bolsistas e voluntários.

A compostagem é o processo biológico através do qual micro-organismos convertem a parte orgânica dos resíduos sólidos urbanos num material estável, húmus, conhecido como composto. Partindo do princípio de que na natureza tudo se transforma, a compostagem será responsável pela transformação do lixo orgânico, ou seja, restos de alimentos, cascas de frutas, folhas e sementes até toalhas de papel e guardanapos usados. Enquanto isso o lixo reciclável, que não é englobado pelo projeto, será recolhido por catadores locais, dando, desta forma, um destino correto para todos os resíduos produzidos na universidade.

O projeto visa não só a integração dos alunos com as práticas acadêmicas, mas tem como objetivo principal promover a conscientização da comunidade acadêmica quanto ao destino correto dos resíduos produzidos diariamente no campus. Numa época em que o consumismo exacerbado, o rápido avanço tecnológico e a falta de políticas de conscientização ambiental agravam o problema do lixo nas cidades, projetos em favor da sustentabilidade e da educação ambiental devem, obrigatoriamente, estar inseridos na formação humanística da comunidade acadêmica.

Todos os resíduos produzidos na universidade, que até então tinham como destino o “lixão” municipal, passam agora a ter destino certo. Começando com a implantação de lixeiras diferenciadas para receber os resíduos recicláveis e orgânicos separadamente. Essa ação veio acompanhada de um processo de conscientização dos acadêmicos e funcionários, com distribuição de panfletos elaborados pelos próprios integrantes do projeto, com informações sobre os tipos de materiais recicláveis e sobre o lixo orgânico.

Segundo o professor coordenador do projeto, é de grande importância uma campanha informativa com orientação quanto ao correto destino do lixo, uma vez que, mesmo com a colocação das lixeiras no campus, muitas pessoas ainda não fazem a separação correta dos resíduos, dificultando o trabalho dos participantes do projeto na seleção dos materiais.

Para ações futuras, o professor já planeja estender o projeto para além das dependências da UFFS, buscando parcerias para que essa ação contemple toda a comunidade do município de Laranjeiras do Sul. “A gente vai fazer com que dê certo primeiramente na universidade para mais tarde expandir para toda a comunidade”, afirma o professor.

Também dentro do projeto de expansão está a ideia de organizar os catadores de lixo do município, por meio de uma associação, e, em parceria com a prefeitura local, implantar a coleta seletiva na cidade, o que ainda não acontece. Ações como essa, além de estimularem os alunos a participarem efetivamente das atividades acadêmicas, dentro e fora da Universidade, proporcionarão a toda população o aprendizado de práticas essenciais, como a reciclagem e a preservação ambiental, reciclando não apenas resíduos, mas hábitos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário