sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Diretório Acadêmico da UFFS – Realeza

Por Giovana Giombelli (Nutrição/Realeza)

O Diretório Acadêmico (D.A.) é parte indispensável de qualquer universidade. Devido à sua importância na instituição, o acadêmico Daniel Vargas, estudante de Medicina Veterinária, presidente do D.A. da UFFS – Campus Realeza, cedeu entrevista ao Projeto COMUNICA a fim de explicitar qual é a função do Diretório.

1- O que é o D.A?
O Diretório Acadêmico basicamente é o órgão de representação máxima dos estudantes de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza. Como qualquer organização, possui objetivos, princípios, finalidades. Os membros do Diretório Acadêmico são todos os acadêmicos da UFFS.

2- O que o D.A já fez pelo campus Realeza?

Assim como a Universidade Federal da Fronteira Sul, o Diretório Acadêmico da UFFS Campus Realeza, também se encontra em processo de criação e implantação. Enfrentamos diversos problemas, tais como a saída de alguns membros da Diretoria, a falta de estrutura, etc. No que se refere a investimentos, é complicado sabermos em que investirmos (por isso solicitamos as dicas dos acadêmicos), uma vez que não temos campus definitivo, tampouco uma sala para desenvolver as atividades.

Entretanto, nossa principal meta, a qual propusemos no início do ano, foi: “criar o Diretório e registrá-lo devidamente”. Conseguimos, e é por esse motivo que ressaltamos que o D.A. / UFFS – Realeza foi a primeira organização estudantil de toda a UFFS, o que, para nós, é muito gratificante.

Basicamente, as atividades que foram desenvolvidas ao longo do primeiro ano letivo da UFFS foram focadas nas questões burocráticas de criação do D.A., o que envolveu ampla divulgação, eleições, atas, o registro em cartório e, finalmente, a participação em reuniões, plenárias e conferências. Além disso, o diretório realiza reuniões periodicamente para tratar de todos os assuntos administrativos, já que estamos apenas no início dessa importante organização estudantil que possui uma enorme força política. Realizamos a primeira UFFEST – A Festa dos Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul - sendo que, neste evento, obtivemos um lucro líquido significativo (levando em consideração que o processo de divulgação e criação do evento durou 10 dias). Também promovemos uma palestra ministrada pelos sociólogos Prof. Aparecido Francisco Bertochi e Prof. Marcos Beal com o tema “Formação política e os movimentos estudantis”. Ressaltamos que pretendemos promover mais eventos nos mais diversos assuntos. Além disso, no início deste semestre, começamos com a coleta de idéias aos acadêmicos referente ao caixa da UFFEST, e trabalhando em um projeto de Extensão juntamente com o Prof. Aparecido Francisco Bertochi para a criação de um grupo de teatro.

3- Quais os planos futuros para o D.A?

Não há como termos uma base no futuro do Diretório, mas existem coisas básicas que estamos dispostos a lutar, como, por exemplo, a criação do DCE (Diretório Central dos Estudantes) que é uma espécie de Diretório Acadêmico. Todavia, seu nível representativo é maior, visto que é uma organização de todos os acadêmicos dos cinco campi da UFFS.

Há outros planos. Um deles é formar uma nova diretoria do Diretório neste final de ano, de forma aberta e com inscrições das chapas (conforme o estatuto do D.A.) para que os demais processos sejam desenvolvidos com mais afinco. Também pretendemos promover eventos que visem à integração de toda a comunidade acadêmica, além de preparar a recepção dos calouros no ano letivo de 2011.

4- Qual a importância de existir o D.A em nossa universidade?

O Diretório acadêmico é importante para Universidade pelo simples fato de que os estudantes são a maioria numérica da comunidade acadêmica, e a essência da Universidade (além de produzir conhecimento novo) é a graduação. É por esse motivo que esse segmento necessita de uma organização e, consequentemente, uma voz ativa.

O D.A. apresenta inúmeras vantagens no sentido administrativo, uma vez que a diretoria passa a se envolver nos processos da Universidade e os representantes são escolhidos através do voto de cada membro. A Diretoria nada mais é do que o reflexo de quem a votou.

Daniel aproveitou a ocasião para reiterar os acadêmicos no que se refere à carteira do estudante, que, infelizmente, não pode ser feita, pois ainda não existe o DCE.. Nesse sentido, ele orienta os acadêmicos que precisam a comprovação de que são estudantes, que se dirijam até a secretaria acadêmica e solicite um “atestado de matrícula e freqüência”. Este documento, juntamente com a identidade, pode servir como prova de que o acadêmico freqüenta a Universidade.

Para sugestões ou para sanar dúvidas, o contato do D.A. é:
d.a.uffs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário