sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bolsas servem como estímulo aos acadêmicos da UFFS campus Realeza

 Por Josiane Ribeiro (Letras / Realeza)

O programa de Bolsas de Assistência Estudantil oferecido no primeiro ano da Universidade Federal da Fronteira Sul já proporcionou mudanças na rotina dos acadêmicos. No campus de Realeza, com apenas dois depósitos realizados, percebe-se o quão positiva está sendo esta ajuda.

Alunos oriundos de outras cidades têm altos custos com aluguel e alimentação, agora parte deles desfruta de um auxílio de R$250,00 provindo da bolsa permanência, que tem por objetivo justamente complementar a renda desses acadêmicos estimulando e trabalhando o seu interesse pelo curso, afastando-os assim da desistência. Esse dinheiro também tem tido grande importância para os alunos que utilizam o transporte de sua cidade até a universidade, como é o caso do acadêmico do curso de Letras, Ivan Lucas Faust que, ao ser questionado sobre os efeitos da bolsa permanência, relata: “a partir do momento que passei a receber a bolsa, as coisas começaram a mudar, as dívidas começaram a diminuir, minha família está aos poucos quitando-as. A expectativa para o ano que vem é de que estaremos com o saldo no nosso orçamento familiar, positivo”. Isso demonstra a importância que a bolsa tem tanto na vida acadêmica como familiar dos estudantes.

Os beneficiados pelos R$450,00 da bolsa de iniciação acadêmica têm trabalhado em projetos desenvolvidos por seus orientadores, o que estimula a pesquisa e o anseio pelo saber, contribuindo significativamente na melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes.

Por se tratar do primeiro ano de implantação das bolsas, sabe-se que nem tudo saiu como planejado, porém os próximos editais já estão sendo trabalhados e existe a intenção de que para o ano que vem sejam aumentadas as modalidades de bolsas. Além disso, as expectativas financeiras com relação ao PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil) são positivas, segundo Aline Scher, assistente social da UFFS campus de Realeza.

A última novidade com relação às bolsas é que agora poderão ser feitas denúncias sobre as irregularidades no recebimento. Basta procurar a assistente social do campus em questão ou enviar um e-mail para: programabolsas@uffs.edu.br informando o nome do aluno a ser denunciado juntamente com o campus e a justificativa de irregularidade existente, lembrando que a denúncia poderá ser anônima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário