terça-feira, 26 de outubro de 2010

Docentes da UFFS participam do CELSUL

Por Jezebel Batista Lopes (Letras/Realeza)

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS/Campus Realeza foi representada pelo coordenador do Curso de Letras Prof. Ms. Clóvis Alencar Butzge e pelo Prof. Ms. Marcos Roberto da Silva no XI Encontro de Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, que aconteceu em Palhoça - SC.

O CELSUL é um evento promovido por sua Diretoria e pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL e foi realizado nas dependências da Unidade da Pedra Branca da Universidade. O objetivo do evento é divulgar as pesquisas desenvolvidas na área da Linguística para um aprimoramento de profissionais e estudantes que participam do evento.

A participação dos docentes da UFFS contou com explanações dos trabalhos relacionados com sua formação. O professor Marcos apresentou seu trabalho na tarde de quarta-feira (20), "A formação do professor e a relação de inerência entre pesquisa e docência", e o professor Clóvis apresentou seu trabalho na tarde de quinta-feira (21), "Análise da variação linguística em textos orais e escritos".

Segundo o professor Clóvis, "há pelo menos três motivos para justificar a presença dos professores em eventos desta natureza: o contato com novos conhecimentos em sua área de atuação; a divulgação de suas pesquisas à comunidade acadêmica; e o relacionamento interpessoal e interinstitucional, visando parcerias no ensino, pesquisa e extensão."

Em entrevista ao Comunica, o professor Clóvis ressalta a importância da participação docente em eventos relacionados aos Estudos Linguísticos, “para mim, pessoalmente, é fundamental, pois atuo na área de estudos linguísticos e ensino da língua. Coletivamente, estes eventos são muito importantes por reunirem pesquisadores ligados a diversas teorias linguísticas, transformando o encontro num momento de diálogo, reflexão e de construção de novas perspectivas para os estudos linguísticos”.

Para o Comunica, o professor Marcos explanou que “a língua está em constante e permanente mudança e a linguagem nos apresenta novas interrogantes, os estudos relacionados aos fenômenos linguísticos não podem ficar estagnados. Assim, eventos como o CELSUL permitem aos professores atualizar-se”. Por isso, segundo este professor, “a participação dos professores da UFFS no CELSUL, por ser um evento conceituado, que ocorre a mais de dez anos, é uma forma de marcar o compromisso de nossa instituição com o desenvolvimento da pesquisa e disseminação do conhecimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário