sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O que fazer com o 13º?

Por Silvana C. Castilho (Engenharia de Alimentos / Laranjeiras do Sul)

Professores Fabiana Bohm Gramkow e Luis Cláudio Krajevski
Fim de ano já está aí e muitos já se preocupam com o que fazer com o dinheiro extra que receberão, o 13º salário. Pensando nisso, nesta semana dois professores de Laranjeiras do Sul foram entrevistados pelo Jornal Correio do Povo e deram algumas valiosas dicas do que fazer com esse dinheiro. As dicas são da administradora Fabiana Bohm Gramkow e do economista Luis Cláudio Krajevski.

O primeiro passo, segundo os professores, é eleger prioridades, começando sempre com a quitação de dívidas, principalmente cheque especial e cartão de crédito, pois esses são os campeões de juros altos, uma verdadeira forca para qualquer consumidor.

Em seguida, os professores sugerem guardar uma quantia para impostos, como IPTU, IPVA, etc., cobrados sempre no primeiro trimestre do ano. Aos pais, nessa lista, recomenda-se reservar também uma quantia para despesas extras com escola, como (re)matrículas, material escolar, uniforme, etc.

O passo seguinte seria antecipar prestações quando isso implicar redução de juros. Uma dívida muito comum a grande parte dos brasileiros é o financiamento de veículos. Se seu carro é financiado e a antecipação do pagamento de prestações reduz os juros embutidos na parcela, não perca tempo: reserve parte desse dinheiro extra para deixar de pagar juros.

Os professores destacam que essas atitudes, na verdade, constituem ações planejadas que evitam que se comece o ano no vermelho. Essa organização orçamentária pode evitar uma série de transtornos futuros, como, inclusive, doenças decorrentes de stress, visto que a falta de dinheiro, geralmente, empurra as pessoas para longas jornadas de trabalho, que com isso abrem mão das atividades de lazer, de horas mínimas de sono, etc, causando-lhes enfermidades ao longo dos anos.

Após tomadas todas essas precauções, se restou algum dinheiro, aí, sim, é hora de presentes. Mas os professores advertem: não se rendam às tentações, antes de sair às compras, tenham bem definido quanto poderão gastar e com o que gastarão. Nessa etapa, procure comprar à vista, barganhe e, se for comprar a prazo, quanto menor o número de parcelas, menor a taxa de juros.

Se seu orçamento estiver dentre de suas receitas, ou seja, se você não gastar mais do que ganhar, poderá ter uma vida mais tranquila e equilibrada. Por isso, lápis e papel na mão e comece já a se programar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário