sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Professor de Medicina Veterinária realiza projeto sobre doenças infecciosas do gado leiteiro

 Por Ângela Roman (UFFS-Realeza)

A Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, no início do segundo semestre das atividades acadêmicas, disponibilizou bolsas para alunos de baixa renda. Foram beneficiados 82 acadêmicos com bolsas de permanência com valor de R$ 200,00 e 32 para iniciação acadêmica com o valor de R$ 450, 00.

A proposta do projeto de iniciação acadêmica visa à permanência dos universitários nas entidades de ensino superior. Consistem numa parceira entre professores, estudantes, Universidade e sociedade.

Dentre os projetos que estão em desenvolvimento, destacamos, em um primeiro momento, o Projeto de Estudo de doenças infecciosas do gado leiteiro, coordenado pelo Professor Dr. Adolfo Firmino da Silva Neto, que também é coordenador do curso de Medicina Veterinária. Três acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, Camila Paula Baron, Doglas Lunardi e Julia Gabriela Wronski, estão trabalhando no projeto juntamente com o coordenador do curso e sendo auxiliados pela Professora Dra. Carina Franciscatto.

Entre os trabalhos desenvolvidos está à visita a propriedade rural de José Adenir e Angélica Yurkoski, da linha Beija Flor, no interior de Realeza. Eles têm disponível 10 hectares, nos quais a família desenvolve atividades da agricultura familiar, sendo a produção leiteira com 40 vacas em lactação a principal fonte de renda.

Segundo o Professor Adolfo, o intuito do projeto de iniciação acadêmica é fazer com que os acadêmicos entrem em contato com a rotina do profissional médico veterinário, acompanhem os desafios da profissão e visualizem meios para transformar a realidade dos pequenos produtores.

Esse projeto vem ao encontro do objetivo da UFFS quanto ao desenvolvimento regional, acontecendo de forma solidária e efetiva, dando à região a real possibilidade de se firmar economicamente numa perspectiva a longo prazo. Além disso, este projeto que inicialmente tem por principal objetivo a permanência dos estudantes, poderá, futuramente, tornar-se um grupo de pesquisa cientifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário