terça-feira, 12 de outubro de 2010

UFFS participa de Feira das Universidades

Diretor e coordenadores do Campus Realeza divulgam a Universidade e seus cursos

Por Marina Maria Rodrigues (Letras / Realeza)

Nesta terça-feira (05) em Dois Vizinhos aconteceu a segunda edição da Feira das Universidades, organizada pelo Colégio Estadual Leonardo da Vinci (http://www.dvzleonardodavinci.seed.pr.gov.br/modules/noticias/). Com o objetivo de que as universidades locais divulgassem seus cursos e sua estrutura para alunos formandos, facilitando em suas escolha para o futuro. O evento abrangeu não só os alunos e sim a comunidade geral, além disso, reuniu professores das universidades da região promovendo integração com a comunidade acadêmica.

Em conversa com o Comunica, o Prof. Eridelto Xavier de Quadros, diretor do Colégio que promoveu o evento, afirma que “como professor senti alegria de ver os alunos comentando com entusiasmo sobre os cursos da UFFS e a possibilidade de estarem cursando uma Universidade que além de ser gratuita ainda oferece bolsa permanência/estudo, e que está próxima da casa deles e que eles nem conheciam”.

Além da Universidade Federal da Fronteira Sul, participaram do evento a Unioeste, Vizivale, Unisep e instituições de Ensino à Distância (ED).

UFFS na Feira das Universidades

Participaram do evento o diretor do Campus-Realeza, Prof. Dr. João Alfredo Braida, o coordenador acadêmico, Prof. Dr. Antonio Marcos Myskiw, os coordenadores do curso de Letras, Nutrição e Ciências e professores e servidores do Campus.

Segundo o professor João Alfredo Braida “A participação da UFFS nessa feira foi de grande importância para os alunos ter um contato com a vida acadêmica, levar um conhecimento disso a eles, que contribui na escolha de qual curso e qual universidade deseja frequentar. Outra coisa que esse evento nos mostrou é que devemos investir mais na divulgação da nossa Universidade”.

Na opinião do professor Antonio Marcos Miskyw, o evento foi importante para a divulgação da UFFS e para ter uma noção de como a sociedade vê a Universidade. Afirma, ainda, que “uma parte significativa dos alunos não tinha o conhecimento da Universidade, em vista disto a exposição foi de suma importância. Além do processo seletivo da nossa universidade que agradou os alunos, o sistema de bolsas que a UFFS proporciona aos acadêmicos também lhes chamou a atenção”.

A coordenadora do Curso de Nutrição, Profa . Dra. Rozana T. Bleil, e a Profa. Ms. Erika M. T. Chiacche também participaram da feira. Segundo a professora Rozane “foi a primeira de muitas oportunidades de divulgar a UFFS e seus cursos, e permitiu que os alunos tivessem contato com os professores dos nossos cursos e tirassem suas duvidadas sobre as profissões. O que foi uma novidade para eles foi à valorização do ENEM e de alunos oriundos de escolas publicas como forma de ingressar na Universidade, e ter um curso de Nutrição perto e público. Mostrou-nos também que temos que buscar novos espaços nas escolas, onde se encontra nossos futuros acadêmicos”.

O Prof. Ms. Júlio Trevas, coordenador do Curso de Ciências, também participou do evento e observou o interesse dos alunos pelos cursos da UFFS, afirma que “já participou desse modelo de feira e foi muito significante a participação da Universidade Federal da Fronteira Sul”.

O Curso de Letras foi divulgado por seu coordenador, Prof. Ms. Clóvis Alencar Butzge, o qual destacou a necessidade de os interessados em participar do processo seletivo para ingresso na UFFS em 2011 estarem atentos ao site www.uffs.edu.br: “É importante que não só professores e técnicos divulguem o processo seletivo, mas também os próprios acadêmicos, falando com amigos, parentes, conhecidos, enfim, levando à comunidade em geral as informações de como participar desta grande conquista do povo do Sudoeste do Paraná.”

                                                                                       Profa. Rozane T. Bleil

Profa. Erika M. T. Chiacche juntamente com o Prof. Julio Trevas
representando a UFFS na Feira das Universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário