quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Você sabe o que significam as labaredas da UFFS?

 Por Gabriel Scheffer (Letras / Chapecó)


 A Universidade Federal da Fronteira Sul possui chamas verdes como sua marca identificadora. Mas será que todos os estudantes sabem o que realmente significa este símbolo? Para investigar esta questão, fomos ouvir alguns alunos de diversos cursos da UFFS.

As respostas foram as mais variadas. Anísia Ripplinger e Micheli Pligol, acadêmicas do curso de Pedagogia, admitiram que não têm a mínima ideia do que as labaredas significam. Mesmo assim, decidiram arriscar um palpite: “Representam a chama da arte, e se referem a um caminho no meio da paisagem”. Suas colegas de curso Janete Almeida e Sandra Piassoli também arriscaram um significado: “A marca representa o fato de que todos os caminhos se unem em um mesmo objetivo. E também a ideia de fazermos a diferença juntos”, acreditam. O aluno de Filosofia Vagner Canei afirma que não se recorda do significado, mas resolve tentar: “É baseado na teoria de um determinado filósofo.

Outros alunos tiveram um desempenho melhor e acertaram parcialmente o resultado. Os estudantes do curso de Filosofia Vonir Blasek e Douglas Dalanhol Marolli afirmam que a marca se baseia nos três eixos que formam a Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Já as estudantes do curso de Letras Bruna Barninzki e Delcivani Kotwitz dizem que as três chamas representam os três estados do Sul. O fato, no entanto, é que todos tinham dúvidas em relação ao real significado da marca UFFS.

E afinal, qual é a resposta certa? Primeiramente, as três labaredas verdes representam os três valores clássicos: Beleza, Justiça e Verdade. Também remetem ao comprometimento da UFFS em transformar-se em polo de referência entre as universidades do país ao centrar suas atividades no tripé Ensino- Pesquisa-Extensão. As três categorias que compõem a comunidade universitária também estão representadas na labareda: professores, técnicos e alunos. Além disso, a UFFS tem seus campi situados na região da fronteira dos três estados do sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário