Por Giovana Giombelli (UFFS-Realeza)
Durante os dias 23 e 24 de setembro, na cidade de Chapecó, sede da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ocorreu o Seminário “Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu”. O objetivo era discutir sobre a implantação de programas de pós-graduação stricto sensu nos cinco campi da UFFS. Participaram desta reunião todos os professores doutores e aqueles que estão concluindo o doutorado.
Durante os dias 23 e 24 de setembro, na cidade de Chapecó, sede da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ocorreu o Seminário “Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu”. O objetivo era discutir sobre a implantação de programas de pós-graduação stricto sensu nos cinco campi da UFFS. Participaram desta reunião todos os professores doutores e aqueles que estão concluindo o doutorado.
A área de Nutrição foi representada pela Profa. Camila Elizandra Rossi, mestre em Nutrição pela UFSC. Em entrevista cedida ao Comunica, ela relatou o que foi discutido em âmbito geral e, especificamente, em relação ao curso de Nutrição:
1- O que foi discutido nesses dois dias em Chapecó?
Nos dois dias de encontro em Chapecó discutiu-se a urgência da criação de três programas de mestrado e um de doutorado para os cinco campi da UFFS, para que a universidade se mantenha com este status. Para se manter com esta denominação é necessário que estes programas sejam implantados até 2013.
2- A área de Nutrição foi contemplada com algum mestrado ou doutorado?
Especificamente não, mas temos professoras com experiência em educação nutricional e vigilância nutricional em escolas. Por isso, a criação de um grupo de pesquisa nestas áreas seria ideal. Outra ideia seria criar um grupo sobre Alimentação e Cultura. Estas ideias serão amadurecidas nos próximos dias.
3- Quais as expectativas com a implantação dos mestrados e doutorados para a área?
As expectativas em relação à implantação dos mestrados e doutorados é emergente, além de ser urgente. Mas, para isto acontecer, é preciso que o projeto elaborado por professores doutores seja coerente com uma série de critérios exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dentre eles, saliento a produtividade dos professores, expressa pelo número e pela qualidade de artigos publicados na área do projeto proposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário