sexta-feira, 1 de outubro de 2010

I SIMUFFS supera expectativas

O evento contou com a colaboração de diversos profissionais das mais variadas áreas e participação assídua da comunidade acadêmica.

Por Marina Rodrigues e Patrícia dos Santos (Letras/Realeza)
Fotos: Christiano Castellano
 
De 14 a 17 de setembro a UFFS – Campus Realeza, realizou o I SIMUFFS – Simpósio Multidisciplinar da Universidade Federal da Fronteira Sul. O evento marcou a comemoração do primeiro ano de criação da Universidade. Foram quatro dias de atividades em que alunos, professores e comunidade tiveram a oportunidade de interagir através da troca de conhecimentos e experiências.

A cerimônia de abertura aconteceu na noite da terça-feira, 14, e contou com a presença do presidente da Fundação Araucária, Prof. Dr. Zeferino Perin, que ministrou uma palestra esclarecedora sobre a história, estruturação e objetivos institucionais da fundação para o fortalecimento da Ciência e Tecnologia no Paraná.

Na quarta-feira, 15, foram lançados simultaneamente, nos cinco campi, o selo e o carimbo comemorativos ao primeiro aniversário da Universidade. O Campus Realeza recebeu o representante dos Correios da agência regional de Cascavel, o Sr. Wilson Binotto, que juntamente com o diretor Prof. Dr. João Alfredo Braida deu segmento à cerimônia.

A semana seguiu repleta de atividades nas quatro áreas dos cursos ofertados pelo Campus, superando as expectativas da comunidade acadêmica e regional.

Participação dos acadêmicos

A aluna do Curso de Nutrição, Giovana Giombelli, falou sobre o minicurso “Microorganismos X Alimentação: nutrição e segurança alimentar” ministrado pelo professor Alexandre Carvalho de Moura, o qual, segundo ela, empolgou a todos os presentes: “O professor além de trazer materiais para demonstração, contagiou todos com a paixão que sente pela sua profissão, e isso nos fez sentir bem”.

O grande sucesso na área da Medicina Veterinária foi o minicurso de “Controle de Mamite I e II”, realizado numa propriedade no interior do município. Segundo a aluna Ana Paula Sachet, “foi muito proveitoso, pois é de extrema importância saber como prevenir e controlar essa doença que causa muitos transtornos e prejuízos à cadeia leiteira da região”.

As licenciaturas ganharam atenção especial, tanto na área das Ciências quanto na área das Letras. Foram ofertadas palestras sobre educação e minicursos específicos para cada curso.

As alunas Mayza Lora (Ciências) e Taíse Moraes (Letras) destacaram a importância das palestras voltadas para a formação de professores, enfatizando o quão interessantes foram para que o acadêmico possa se situar enquanto profissional da área da educação.

O olhar docente

O evento teve a participação dos professores da UFFS, não apenas como colaboradores, mas também como parte integrante do público.

A Profª Ms. Luciana Vinhas falou sobre a integração dos alunos com a Universidade através das atividades proporcionadas pelo evento: “Foi muito significativa a participação e a empolgação dos acadêmicos, pois isso viabiliza futuros projetos e a concretização da universidade plural, popular e democrática que almejamos”.

Para a professora do Curso de Medicina Veterinária, Dra. Carina Franciscatto, o que chamou a atenção foi o interesse dos alunos pelo estudo através da prática: “Houve também a participação de pequenos agricultores, que puderam conhecer e tirar suas dúvidas sobre doenças do gado leiteiro”.

O professor do Curso de Ciências, Ms. Wagner Tenfen, falou sobre o valor das oficinas para licenciandos e contou que teve oportunidade de participar de uma delas, para ter um primeiro contato com um novo instrumento de ensino. Exaltou ainda a importância do Simpósio: “Este tipo de evento só vem a certificar algo importante para todos nós, professores, alunos e servidores: a Universidade está consolidada”.

O Prof. Dr. Antônio Marcos Miskyw, Coordenador Acadêmico do Campus Realeza, afirmou que os diversos espaços utilizados contribuíram para o sucesso do evento. Além disso, deu ênfase à qualificação dos profissionais convidados de várias instituições, como UFSC, USP e UFFS Campus Cerro Largo.

O coordenador do Curso de Ciências, Prof. Ms. Júlio Trevas, ficou feliz com a participação e postura participativa dos alunos, afirmou que este é o “início do amadurecimento acadêmico”. Para ele, “a primeira edição do SIMUFFS foi surpreendente, não tivemos problemas operacionais e por isso os servidores foram merecidamente homenageados por seu trabalho”.


Servidores

Os colaboradores da UFFS – Campus Realeza, tiveram uma grande importância na realização do I SIMUFFS. Trabalhando desde as inscrições até o dia do encerramento, cuidaram para que cada detalhe fosse tratado como prioridade, e mais que isso, receberam todos com alegria, fazendo com que desde alunos até o público externo se sentissem em casa.

O pedagogo da UFFS, Silvani da Silva, afirma que “a Universidade é uma instituição social e não uma organização com objetivos particulares”, por isso o objetivo de interação dos cursos e da sociedade.

Deu tudo certo!

O encerramento do I SIMUFFS promoveu uma confraternização entre alunos, professores, servidores e direção da UFFS. Contou com apresentações culturais diversas, de música regionalista a erudita, além de uma apresentação impactante por parte dos alunos, que ao cantar um dos hinos do movimento estudantil “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, ergueu cartazes de protesto contra o silêncio perante a injustiça.

Os funcionários da Universidade foram homenageados por seu trabalho impecável durante o Simpósio e, na sequência, os presentes puderam assistir uma palestra sobre a “Educação e Emancipação Humana no século XXI”, ministrada pela Profa. Dra. Silvana Aparecida de Souza.

Missão cumprida

O diretor do Campus, Prof. Dr. João Alfredo Braida, disse que o evento demonstrou que a equipe da UFFS conseguiu desenvolver com qualidade o trabalho realizado em diversas áreas, envolvendo as escolas, agricultores e alunos, e que isso é extremamente importante por se tratar do primeiro ano da Universidade.

A coordenadora do evento, Profa. Ms. Caroline Voltolini afirmou que o I SIMUFFS superou suas expectativas, mas ressaltou que é importante para o próximo evento que a divulgação seja fortalecida, com o intuito de aumentar a participação da comunidade. Aproveitou para agradecer todos os envolvidos: “O Simpósio só foi um sucesso porque a equipe de organização trabalhou muito e permaneceu unida. Agradeço a todos que participaram e colaboraram com este evento!”.

Confira fotos do evento

Público assiste à palestra do Prof. Zeferino Perin
(Fundação Araucária), na abertura do I SIMUFFS.
Sr. Wilson Binotto (Correios) e Prof. João Braida
no lançamento do selo e carimbo comemorativos.
As alunas do Curso de Letras, Jezebel e Josiane com a palestrante
 Elaine Thrun, da Secretaria de Estado da Educação do PR.
           Alunos dos cursos de Nutrição e Medicina Veterinária
                         recebendo material do I SIMUFFS.
O Prof. Júlio Trevas foi o mestre de cerimônias do
encerramento do I SIMUFFS.
Servidores da UFFS foram parabenizados
pelo trabalho desenvolvido.
Apresentações culturais abrilhantaram o encerramento do I SIMUFFS.
A música “Para não dizer que não falei das flores”, apresentada por
alunos da Universidade, marcou o último dia de evento.
Profa. Caroline Voltolini,
coordenadora do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário