sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Escola integral: aqui o tempo é utilizado de maneira inteligente

Crianças estão aprendendo mais, o que contribui para a sua formação intelectual e social

Por Jéssica Pauletti (Ciências / Realeza)


Parte dos alunos que estudam na escola integral Menino Jesus, em Realeza

A educação que hoje é proporcionada às crianças não é o suficiente para o seu desenvolvimento completo. Sendo assim, torna-se necessário o contato entre elas e outras realidades, na qual possam consturir um aprendizado para além das disciplinas padrões cursadas na escola. Uma possível solução para suprir essa necessidade é a construção de escolas integrais, que visam auxiliar na formação desses pequenos, que vão compor a sociedade futura. A inserção de novas práticas, tanto no material didático como em atividades culturais, possibilita o crescimento intelectual e social das crianças.

Nesse intuito, a Escola Municipal Menino Jesus, de Realeza, aderiu a esse modelo de escola integral. Ela conta com cerca de 100 alunos do pré-escolar até o quarto ano. Pela parte da manhã, os alunos seguem a grade curricular normal das séries, com as disciplinas de matemática, português e as demais. Já no período da tarde, estão aptos a realizar atividades de cunho cultural, como as oficinas.
Trabalhadas com diferentes turmas, existem vários tipos de oficina, entre elas estão as de esporte, bordados, crochê, pintura, jogos matemáticos e artesanato. Com isso, as crianças podem aprender inúmeras tarefas no decorrer de sua jornada escolar. Como relata a diretora do educandário, Jolsane Siqueira, “a realização das oficinas permite às crianças o desenvolvimento intelectual, bem como a extinção de qualquer tipo de preconceito entre eles, além de tirá-los das ruas”.

Por exemplo, na oficina de artesanato, é ressaltada a importância do meio ambiente. Por conta disso, todos ou grande parte dos materiais utilizados são recicláveis. Desse modo, o destino desses materiais, que antes era o lixão, agora é a arte. O segundo ano está trabalhando na confecção de brinquedos que, na maioria das vezes, são correspondentes às datas comemorativas.

Brinquedos confeccionados pelas crianças
As próprias crianças trazem os materiais de casa para trabalhar em sala. Elas participam diretamente da confecção dos brinquedos e, segundo a professora Rosangela Moraes, responsável por esse trabalho, “as crianças ficam empolgadas, pois tudo que elas estão fazendo aqui, poderão ao final levar para casa, isso se torna estimulante para elas”.

Na intenção de os alunos sempre aprenderem mais, a escola realizou, com o segundo ano, uma gincana recreativa, na sexta-feira, dia 08 de outubro de 2010, na própria instituição. Uma das brincadeiras chamava-se "caça ao tesouro", na qual as equipes deveriam procurar materiais que podiam ser reciclados e que estavam escondidos pelo pátio. Como eles já possuem contato direto com esses objetos, a atividade foi super divertida e empolgante.

Desse modo, percebe-se que quando as crianças têm oportunidade, apoio e o devido reconhecimento se sentem mais estimuladas para aprender coisas novas. A sociedade em si proporciona o acesso a algum conhecimento, mas com certeza é na escola que elas adquirem conhecimentos mais construtivos para seu futuro, e, sendo a escola estruturada no modelo integral, a aprendizagem será mais expressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário