terça-feira, 19 de outubro de 2010

Em Chapecó, UFFS adere a projeto nacional de pesquisa linguística

Por Camila Marcon (Letras / Chapecó)

Após 2 meses do início do programa de bolsas de iniciação acadêmica ocorreram mudanças perceptíveis no Campus de Chapecó. A Universidade encontra-se com outro astral, agora que a rotina de muitos estudantes é permanecer, muitas vezes, além das horas do turno em que cursam aulas. Assim há maior produção e, por consequência, mais estudo, bom indicativo para o aumento da qualidade da educação e da formação desses acadêmicos.

Entre os vários projetos que a Universidade oferece, há o projeto “Para a história do português brasileiro de Santa Catarina ” (PHPB-SC), desenvolvido em várias instituições do país nas áreas da sociolinguística, dialetologia e linguística histórica. A coordenadora do projeto é a Prof.ª Drª Izete Lehmkuhl Coelho da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo a Prof.ª Drª Cláudia Rost (UFFS) a orientadora da acadêmica Gabriela Prior do curso de Letras - Português e Espanhol do Campus de Chapecó.

Sendo essencialmente um projeto de pesquisa, o objetivo é comparar o português do século XIX ou anterior, com o português atual, do séc XXI. As pesquisas estão sendo realizadas em lugares específicos da cidade, como a biblioteca municipal, que fornece jornais antigos da região. Após coletar todas essas informações, cujo foco é o português da região oeste de Santa Catarina, começa-se o trabalho de transcrever os dados documentando os resultados obtidos.

As bolsas de Iniciação Acadêmica têm como maior objetivo fazer com que os estudantes possam participar de planos de atividades relacionadas à sua área de formação, contribuindo com o desenvolvimento regional. Portanto, esse é apenas um dos projetos em andamento existentes nos 5 campi da UFFS.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, Camila!
    A transposição do projeto está corretíssima. É bom dizer que aceitamos voluntários no projeto.
    Abraços,
    Profa. Cláudia Rost

    ResponderExcluir