quinta-feira, 28 de outubro de 2010

I Colóquio de Filosofia supera as expectativas

 Por Duana Gerhardt (Administração/Chapecó)
 
Nos dias 21 e 22 de outubro, aconteceu nos campi de Erechim e Chapecó da UFFS o I Colóquio de Filosofia. O evento foi organizado por professores do curso de Filosofia, com o objetivo de promover a integração dos docentes e acadêmicos dos dois campi, contribuindo assim para o fortalecimento do curso de Filosofia e para a consolidação da UFFS. As Filosofias antigas e medievais foram os temas abordados nestes dois dias.

No período da tarde, ocorreram apresentações dos próprios estudantes. Depois do evento, o professor Élsio José Corá fez uma avaliação bastante positiva dessa experiência. “Tendo em vista o tempo de formação e sendo o primeiro evento da UFFS que abriu espaço para a apresentação de trabalhos científicos, acredito que os acadêmicos demonstraram um bom desempenho e uma excelente participação”. Corá relata ainda que o público que veio prestigiar o evento superou as expectativas, promovendo momentos de trocas de conhecimento.

No período noturno, foram realizadas duas palestras. O professor Juliano Paccos Caram, da UFFS, abordou o tema “A função dos desejos na ascese erótica do Banquete de Platão”, ao passo que o professor Márcio Soares, também da universidade, falou sobre “Ética e ontologia de Platão”. Élsio José Corá, que coordenou a mesa, comenta que esse tipo de encontro fomenta debates e, acima de tudo, reflexões, que podem e devem ser continuadas no ambiente acadêmico. “De maneira singular, acredito que cada acadêmico que se propôs a participar do evento demonstrou interesse e inquietudes filosóficas”, completa ele.

O acadêmico de Filosofia, Primo Hermínio Biruel, conta que as palestras tiveram grande valor de aprendizado e conhecimento. “Foram muito interessantes, pois falavam sobre o Belo, assunto que estávamos estudando em sala de aula”. Para ele o evento superou as expectativas, e os acadêmicos em geral aprovaram e tiraram grande proveito do colóquio. Corá assina embaixo: “Devido às discussões tecidas e ao número de participantes em relação à precocidade do evento e tempo disponível para sua organização, o colóquio deu conta de seu propósito, que era propiciar um encontro para o debate e reflexão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário