sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Projeto do Curso de Nutrição em andamento

 Por Giovana Giombelli (UFFS-Realeza)
Profa. Rozane com suas bolsistas de iniciação  
acadêmica na visita às propriedades. 
No início deste segundo semestre, alguns projetos de extensão começaram a ser desenvolvidos no campus Realeza. Eles têm por objetivo conhecer as realidades locais e delinear ações para ajudar a comunidade da região.

Na área de Nutrição há um projeto em andamento, intitulado “Projeto de apoio a produção e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e a sua inserção na alimentação escolar”. As professoras responsáveis são Camila Elizandra Rossi, Erika Marafon Rodrigues Ciacchi e Rozane Toso Bleil. Como relata a Profa. Dra. Rozane “o primeiro contato com a comunidade começou a ser feito com visitas às propriedades para conhecimento e, posteriormente, poder aplicar o projeto, pois a proposta inicial é a de sensibilizar os agricultores familiares a participarem do projeto”.

Um dos objetivos do projeto é organizar os agricultores em pequenas cooperativas a fim de que produzam alimentos para comercializar localmente. Contudo, a principal meta é vinculá-los aos programas do governo federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Alimentação na Escola, nos quais esses agricultores, a partir da cooperativa, podem garantir a qualidade do alimento, desde a sua manipulação até o momento da venda, possibilitando a segurança alimentar da população e das escolas. Como conseqüência, tem-se a padronização das receitas e a criação de uma marca que possa identificá-los.

No dia 21 de agosto, foram feitas as primeiras visitas em três propriedades, todas situadas no interior de Realeza. Duas propriedades eram de produtos panificados (pão, bolachas, cucas, massas, etc.) e a terceira era um abatedouro de frangos. Algumas dessas famílias já têm lugares estabelecidos para fazer a manipulação dos alimentos, mas outras ainda precisam de aval para poderem comercializa-los. Esses produtores visitados mostraram grande interesse no projeto e querem participar.

A cada semana são visitados novos produtores para estimularem a sua participação. A visita, a princípio, é informal, ou seja, trata-se mais de uma conversa para saber dos agricultores quais suas necessidades, pois percebe-se que o poder público muitas vezes esquece de estimular esses pequenos agricultores para que criem cooperativas de apoio.

A Professora Rozane ainda salienta que, com o apoio da UFFS, tem-se mais uma motivação para eles participarem. Para os acadêmicos participantes do projeto é de grande valia essas visitas e a interação com os agricultores, pois estarão integrados na área de trabalho que estão cursando. A expectativa é grande pelo interesse que está havendo de ambas as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário