Incentivar a relação entre as crianças e a natureza pode garantir a sobrevivência do Planeta Terra
Por Jéssica Pauletti (UFFS-Realeza)
Em pleno século XXI, cuidar do planeta Terra se tornou uma tarefa árdua para a humanidade. Várias questões vêm à tona quando se discute esse assunto, entre elas: como preservar a natureza sem prejudicar a economia, como desenvolver os países sem afetar o meio ambiente, entre outras. Isso aconteceria por meio do desenvolvimento sustentável, a partir do qual se utilizam apenas os recursos naturais necessários, sem esgotá-los definitivamente como, por exemplo, a retirada regulada de madeira de uma floresta.
Partindo disso, quanto antes a sociedade se envolver nas discussões relacionadas com o meio ambiente, melhor será sua compreensão acerca desse assunto, o que, possivelmente, levará ao desenvolvimento da consciência da preservação ambiental e, consequentemente, a mudanças no comportamento das pessoas frente à natureza.
Uma das formas mais eficazes de mudar o comportamento da sociedade frente ao meio ambiente é começar a desenvolver com as crianças essa consciência ecológica e, em geral, é na escola que elas entram em contato com esse assunto pela primeira vez. É neste ambiente que os estudantes têm a possibilidade de participar de várias atividades que os fazem entender melhor os problemas da natureza, como a poluição e o desmatamento. Todos os dias, as crianças estão aptas a desenvolver ações que procuram mudar suas atitudes em relação ao meio ambiente, como colocar o lixo na lixeira adequada, evitar desperdício do lanche, entre outros atos que proporcionarão menos gastos financeiros à escola e menos agressão ao meio ambiente.
Nesse espírito em prol da natureza, o dia da árvore, comemorado em 21 de setembro, faz lembrar às crianças e, além disso, também a todos nós, o quão importante é o meio ambiente. Seguindo essa ideia, a Escola Municipal 24 de Julho promoveu uma visita ao viveiro municipal de Realeza, no dia 21 de setembro de 2010, com os alunos do pré-escolar e primeiro e segundo anos, na tentativa de incentivá-los a cuidar da natureza, já que esta faz parte diretamente de suas vidas.
Nessa ocasião, os educandos tiveram a oportunidade de perceber as diferenças entre as árvores de jardim e as nativas, bem como a possibilidade do contato direto com as mudas, e, ao final do encontro, cada aluno recebeu uma mudinha para plantar em casa ou onde pudessem.
Posteriormente a essa visita, já em sala de aula, os alunos confeccionaram desenhos enfatizando as melhores partes do passeio. Houve diferentes registros, porém, sempre ressaltando a alegria de terem participado desse passeio. Segundo a diretora da escola, Geni Prinz: “era visível a alegria deles, estavam empolgados antes de irmos e mais ainda quando voltamos, já que suas cabeças estavam cheias de ideias novas”.
Isso também levanta a questão de que muitos nunca tinham visto tantas mudas de árvores juntas em um mesmo lugar, já que as cidades e as novas tecnologias enclausuram as crianças, que somente ficam ligadas a bens materiais e acabam esquecendo de o quanto é bom estar em contato com o meio ambiente. Assim, levar os alunos, mesmo que por pouco tempo, a um lugar em que há um contato direto homem-natureza, possibilita-os crescerem mais orientados e menos alienados da realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário