Por Leandro A. da Luz (Agronomia com Ênfase em Agoecologia / Laranjeiras do Sul)
Em Laranjeiras do Sul, sob a coordenação do Professor Mariano Sanchez, Me. em Ciências Políticas, iniciou neste semestre o Projeto de Extensão Ciclo de Literatura e Cinema 2010, todas às sextas-feiras, das 14h30min às 16h30min.
O projeto visa resgatar na comunidade acadêmica e na população em geral o gosto pela cultura literária e cinematográfica. Nas palavras do professor, “Procura-se reforçar o contato com obras de reconhecida qualidade literária, ampliar o universo cultural dos participantes, além de reascender o prazer por obras clássicas, sentimento sepultado pela mediocridade da cultura comercial”.
Os participantes do projeto conhecerão grandes nomes da literatura e do cinema nacional, com as seguintes obras: Vidas Secas, de Graciliano Ramos, na literatura, e, no cinema, com direção de Nelson Pereira de Santos; A hora e a vez de Augusto Matraga, de João Guimarães Rosa, e, no cinema, com Roberto Santo; A Cartomante, de Machado de Assis, e, no cinema, produção de Wagner de Assis e Pablo Uranga; Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e, no cinema, produção de Walter Avancini; Budapeste, de Chico Buarque, e versão cinematográfica com Walter Carvalho.
Preocupado com a pouca importância que nossos jovens relegam a cultura nacional, o projeto tem como meta proporcionar aos seus participantes a oportunidade de aprofundar o olhar crítico sobre a realidade, através do contato com o pensamento de grandes diretores cinematográficos de nosso país, e reforçar nos alunos a capacidade de leitura e interpretação de textos.
Iniciativas como esta, que reforçam nossa formação humanística, estão movimentando o campus Laranjeiras do Sul e, principalmente, atraindo a comunidade do município para dentro da Universidade. Além de alunos, servidores e outros professores do campus, funcionários da prefeitura municipal, estudantes da educação básica e amigos de representantes da comunidade acadêmica se encantam, a cada sexta-feira, com as riquezas das obras apresentadas.
É isso aí, professor, Laranjeiras do Sul, deslinda novas possibilidades culturais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário