sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Projeto Trilha Ecopoética na ExpoReal 2010

Por Ângela Roman (Medicina Veterinária/Realeza)


Com muita satisfação, a Universidade Federal da Fronteira Sul participa da ExpoReal 2010 dos dias 12 a 15 de novembro (Festa do Município do Município de Realeza). Ela será realizada no Centro de Exposições, onde se encontra o campus provisório da Universidade.

Esse ano em especial, comemorando o primeiro ano da Universidade no município, a pedido da prefeitura, a UFFS se disponibilizou para a organização da Trilha Ecopoética. A trilha está sendo organizada pela Professora Ms. Caroline Voltolini, juntamente com alunos da UFFS e funcionários do município.

A participação dos alunos está sendo expressiva, principalmente de acadêmicos de outros municípios e estados que agora fazem parte de Realeza. Com certeza o trabalho por eles desenvolvido será em prol do município, para que a sua imagem e a da UFFS sejam passadas de forma íntegra e verdadeira.

As primeiras atividades já estão sendo organizadas, como a discussão sobre o intuito da trilha, bem como a divisão dos acadêmicos em grupos para a limpeza do ambiente e organização dos espaços, para que a trilha esteja perfeitamente ornamentada até o dia da feira e, assim, dispor de um espaço interativo para os visitantes.

A trilha estará aberta para visitação durante a manhã e a tarde. A visita será monitorada pelos próprios acadêmicos que participarão da discussão do projeto, bem como pelo grupo de teatro da universidade. A trilha será dividida em quatro tempos da degradação do meio ambiente.

No primeiro momento serão apresentados aspectos da natureza, através objetos sensoriais com fotos e textos. Logo em seguida, o segundo momento com a apresentação da história do impacto do homem, através do desmatamento e do desenvolvimento industrial.

O terceiro momento será a contextualização da atualidade, o resultado da ação do homem que abre espaço para o último momento. Este apresenta duas possibilidades de futuro: uma é a degradação decorrente do modo de ser do sistema; a outra é a possibilidade de resgatarmos a diversidade biológica e o meio ambiente preservado.

O objetivo da trilha é de mostrar a degradação do Meio Ambiente de forma abrangente, não somente do espaço em si, mas que, a partir da análise desse pequeno espaço, seja provocado o senso crítico dos participantes para uma discussão econômica, ambiental, educacional e social das ações do homem contra a natureza.

Dessa forma, pretende-se conscientizar a sociedade da importância que assume tanto na proteção como na degradação do ambiente, mostrando práticas sustentáveis que mantenham a natureza preservada com toda sua diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário