sexta-feira, 22 de outubro de 2010

“O professor que deixa de acreditar na educação deixa de ser professor.”

Ângela Roman (Medicina Veterinária/Realeza)


Professores durante a palestra do Prof. Paulo Stefani Violato

Com o intuito de comemorar o dia do Professor e de promover um dia festivo a eles, a coordenação acadêmica e o Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Realeza) organizaram, no dia 15 de outubro, dia do Professor, uma palestra no campus direcionada aos desafios da educação no contexto atual.

O palestrante do dia foi Paulo Stefani Violato, formado em Educação Física pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) no ano de 1981. Atualmente, ele cursa o doutorado em Ciências do Esporte e Saúde pela UTAD (Universidade de Trás-os-montes do Alto Doro, Portugal).

A fim de discutir o papel do professor, bem como sua importância na escola, o Professor Paulo destacou a relação entre aluno e professor, mais especificamente, a troca de saberes entre ambos, possibilitando uma nova didática para a difusão do conhecimento. Através de trabalhos com os aspectos físico, intelectual e moral, sairão das escolas cidadãos com consciência coletiva de seus papéis na sociedade em que estão inseridos.

Essa relação legítima entre eles abre espaço para a pluralidade das salas de aula, na qual a diversidade, a inclusão e a interatividade resultaram em saldos positivos para o aluno e para o professor, como, por exemplo, o respeito aos professores e a obtenção de boas notas.

Fortaleceu-se a idéia do papel social representado pelo professor. O palestrante propôs uma reflexão sobre as necessidades e as emoções dos alunos. Tais aspectos devem ser considerados pelo professor em sua prática pedagógica, visto que não é um mero transmissor de conhecimento. Na sala de aula, o professor deve dar suporte educandos para que suas habilidades especiais não sejam atrofiadas no decorrer do processo educacional.

Com sua experiência tanto no ensino fundamental e médio como no superior, o professor pode atender às expectativas da universidade, confrontando a realidade da educação que os professores encontram fora do âmbito acadêmico das universidades, onde as dificuldades estão mais presentes que de fato se presume.

O intuito de refletir sobre a pratica pedagógica foi alcançado. Houve uma significativa participação dos professores presentes. Eles expuseram suas preocupações, discutindo e destacando suas dúvidas e dificuldades na educação como um todo, nos âmbitos pedagógicos, curriculares e estruturais.

Após a palestra, houve uma homenagem aos Professores da UFFS, estes que dispuseram seu conhecimento na construção da UFFS em Realeza. A comemoração do dia do professor seguiu com a socialização dentre os presentes, discutindo novas e precisas técnicas de ensino, para a globalização do conhecimento e melhores perceptivas de vida.

Professores da UFFS - Campus Realeza

“Professor, figura tutelar e guardiã, ao mesmo tempo que refém do sistema educativo. É sobre ele que me proponho hoje reflectir, num exercício partilhado de consciencialização dos porquês de emoções e sentimentos tão contraditórios.” Jesus Maria Sousa (2003).

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