Professores dão depoimento sobre o que é ser professor
“acreditar no ser humano!” (Clóvis Butgze – Letras)
“ser fã do saber e, como fã, estimular os alunos a se apaixonarem por ele”. ( Mirian Schöder - Letras)
“atuar como um jardineiro que, lentamente, contribui para que as plantas crescam, floresçam e se destaquem nos jardins; os alunos são como as flores: precisam ser regados, adubados, incentivados a conhecer mais e mais o mundo a sua volta na medida em que conseguem vencer as ervas daninhas e a alcançar seu lugar ao sol. A formação do aluno assemelha-se às flores que desabrocham, de tempos em tempos. a beleza das flores, no entanto, depende muito (mas não exclusivamente) da ação do jardineiro/professor”.( Marcos Antônio Myskwi – História)
“ construir junto com o aluno, as condições para que a educação, o ensino e a cidadania possam ser exercidas em sua plenitude, independente do conteúdo a ser ministrado”.( Marcos Leandro Ohse – Matemática)
“ cuidar do espaço de aprendizagem de outras pessoas”. ( Adolfo – Medicina Veterinária)
“ entender que ensinar é um constante (re)aprender e sentir-se realizado com o sucesso do seu aluno”. ( Sabrina Casagrande – Letras)
“ estar envolvido com o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que professores também aprendem enquanto lecionam”. ( Wagner Tenfen – Física)
“contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. O professor ensina não somente por belas palavras proferidas mas também por suas ações e atitudes. E deve estar sempre consciente e aberto para o constante aprendizado proveniente das relações que estabelece." (Caroline Voltolini – Bióloga).
“se reinventar a cada dia (ou a cada aula)". ( Clóvis Caetano – Física)
“apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés”...( Clóvis Piovezan – Química).
“Ter compromisso com a formação humana... é valorizar a beleza de cada expressão... é acreditar que a diferença se faz coletivamente...”. (Luciana Vinhas – Letras)
“Antes de qualquer coisa, compartilhar. Compartilhar conhecimentos, mas não de maneira unidirecional: do professor para aluno, senão na profusão dos dois sentidos. Afinal de contas, não há docência sem aprendizagem e apredizagem sem docência, como nos diria Paulo Freire. Assim, ser professor é dar-se conta de nosso inacabamento e entender que quem nos ensina é aquele nos ouve e nos olha.” ( Marcos Silva – Espanhol)
“ aprender a viver e a conviver com as adversidades e os prazeres do ato pedagógico”. (Angela Della Flora - Socióloga)
Pelos depoimentos apresentados, percebe-se que lecionar requer mais que um diploma, necessita também de criatividade, desejo, vontade, persistência entre outras habilidades e características que os professores vão adquirindo ao longo de suas jornadas. Os alunos das licenciaturas já estão tendo uma breve ideia de como atuarão nessa profissão. É encantador observar e, de certo modo, interagir com as peculiaridades que cada um dos docentes possui, assim eles se tornam muito mais que mestres ou exemplos, acabam desempenhando o papel de amigos.
Por Jéssica Pauletti (Ciências/Realeza)
Nossos mestres? Nossos exemplos? Não sabemos ao certo como definir o professor. Sabe-se ao certo que eles são importantes e com certeza serão lembrados, talvez por situações boas ou não. Ensinar, educar, repassar informação são alguns dos papéis desenvolvidos pelos docentes. Mas a sua atuação não se constrói sozinha, afinal eles realizam essas atividades muitas pessoas e em espaços diferentes, já que o ato de ensinar vai além das “quatro paredes” da sala de aula.
No intuito de lembrar o dia do professor, comemorado em 15 de outubro, o Comunica coletou depoimentos dos docentes da UFSS, que, como os demais profissionais de tantas outras áreas, refletem a respeito da sua profissão.
Ser professor é...
Nossos mestres? Nossos exemplos? Não sabemos ao certo como definir o professor. Sabe-se ao certo que eles são importantes e com certeza serão lembrados, talvez por situações boas ou não. Ensinar, educar, repassar informação são alguns dos papéis desenvolvidos pelos docentes. Mas a sua atuação não se constrói sozinha, afinal eles realizam essas atividades muitas pessoas e em espaços diferentes, já que o ato de ensinar vai além das “quatro paredes” da sala de aula.
No intuito de lembrar o dia do professor, comemorado em 15 de outubro, o Comunica coletou depoimentos dos docentes da UFSS, que, como os demais profissionais de tantas outras áreas, refletem a respeito da sua profissão.
Ser professor é...
“acreditar no ser humano!” (Clóvis Butgze – Letras)
“ser fã do saber e, como fã, estimular os alunos a se apaixonarem por ele”. ( Mirian Schöder - Letras)
“atuar como um jardineiro que, lentamente, contribui para que as plantas crescam, floresçam e se destaquem nos jardins; os alunos são como as flores: precisam ser regados, adubados, incentivados a conhecer mais e mais o mundo a sua volta na medida em que conseguem vencer as ervas daninhas e a alcançar seu lugar ao sol. A formação do aluno assemelha-se às flores que desabrocham, de tempos em tempos. a beleza das flores, no entanto, depende muito (mas não exclusivamente) da ação do jardineiro/professor”.( Marcos Antônio Myskwi – História)
“ construir junto com o aluno, as condições para que a educação, o ensino e a cidadania possam ser exercidas em sua plenitude, independente do conteúdo a ser ministrado”.( Marcos Leandro Ohse – Matemática)
“ cuidar do espaço de aprendizagem de outras pessoas”. ( Adolfo – Medicina Veterinária)
“ entender que ensinar é um constante (re)aprender e sentir-se realizado com o sucesso do seu aluno”. ( Sabrina Casagrande – Letras)
“ estar envolvido com o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que professores também aprendem enquanto lecionam”. ( Wagner Tenfen – Física)
“contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. O professor ensina não somente por belas palavras proferidas mas também por suas ações e atitudes. E deve estar sempre consciente e aberto para o constante aprendizado proveniente das relações que estabelece." (Caroline Voltolini – Bióloga).
“se reinventar a cada dia (ou a cada aula)". ( Clóvis Caetano – Física)
“apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés”...( Clóvis Piovezan – Química).
“Ter compromisso com a formação humana... é valorizar a beleza de cada expressão... é acreditar que a diferença se faz coletivamente...”. (Luciana Vinhas – Letras)
“Antes de qualquer coisa, compartilhar. Compartilhar conhecimentos, mas não de maneira unidirecional: do professor para aluno, senão na profusão dos dois sentidos. Afinal de contas, não há docência sem aprendizagem e apredizagem sem docência, como nos diria Paulo Freire. Assim, ser professor é dar-se conta de nosso inacabamento e entender que quem nos ensina é aquele nos ouve e nos olha.” ( Marcos Silva – Espanhol)
“ aprender a viver e a conviver com as adversidades e os prazeres do ato pedagógico”. (Angela Della Flora - Socióloga)
Pelos depoimentos apresentados, percebe-se que lecionar requer mais que um diploma, necessita também de criatividade, desejo, vontade, persistência entre outras habilidades e características que os professores vão adquirindo ao longo de suas jornadas. Os alunos das licenciaturas já estão tendo uma breve ideia de como atuarão nessa profissão. É encantador observar e, de certo modo, interagir com as peculiaridades que cada um dos docentes possui, assim eles se tornam muito mais que mestres ou exemplos, acabam desempenhando o papel de amigos.
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