sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Medicina Veterinária da UFFS inicia aulas em Dois Vizinhos

As aulas de Introdução à Produção Animal serão realizadas na UTFPR

Por Leandro Hillesheim (Medicina Veterinária/Realeza)

Através de uma parceria entre duas Universidades Federais, o curso de Medicina Veterinária da UFFS iniciará as aulas da disciplina de Introdução à Produção Animal no próximo sábado, dia 23. A cooperação será feita entre a UFFS-Realeza e a UTFPR- Dois Vizinhos através da cessão das instalações e colaboração dos professores da UTFPR para a realização das aulas da disciplina.

A parceria resultou da necessidade que a UFFS tinha de encontrar um local onde pudessem ser realizadas as aulas, visto que estas são de natureza teórico-prática e a Universidade ainda não dispõe da estrutura necessária. Como principal mediador, destaca-se a participação do Diretor Geral do Campus, Dr. João Alfredo Braida, que, através de seus contatos com aquela Instituição e, juntamente com o coordenador do curso, Dr. Adolfo Firmino da Silva Neto, efetivou a parceria.

As referidas aulas acontecerão, em outubro, nos dias 23 e 29, e, no mês de novembro, nos dias 6 e 19. Ocorrerão em período integral, com início às 8h30 e término às 16h30 no campus da UTFPR de Dois Vizinhos. Ao total, serão nove aulas com conteúdos básicos da formação, como bem-estar animal, bovinos de corte e de leite, nutrição animal, suinocultura e avicultura.

Em entrevista concedida ao Comunica, o coordenador do curso destaca a importância de se ter uma disciplina que coloque os acadêmicos em contato com a futura profissão, logo nos primeiros períodos. Segundo sua experiência como coordenador de curso em outras universidades, muitas vezes o aluno se vê obrigado a escolher a profissão precocemente e, quanto mais rapidamente entra em contato com a realidade profissional, pode amadurecer a sua escolha e ter mais empenho e motivação, vislumbrando seu futuro profissional. Conforme o coordenador, “a formação inicial de um curso de Medicina Veterinária é baseada em disciplinas básicas e, às vezes, isso fica distante para o aluno, podendo desmotivá-lo. Por isso, colocar essas disciplinas de cunho mais profissional nos primeiros períodos, guardadas às devidas proporções, tem como perspectiva ajudar na melhoria do empenho acadêmico do aluno”.

Para Adolfo, essas relações institucionais são necessárias para a integração regional, sendo a expectativa de que a parceria entre as duas universidades continue, com perspectiva para a interação de pesquisas, extensão e possíveis estágios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário