quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cinema não é só diversão

Por Gabriel Scheffer (Letras / Chapecó)

Fonte: Google Imagens
O Cineclube Universitário é um projeto audiovisual de extensão criado pelo professor Eric Duarte Ferreira, da área de Letras, e por Leonardo Santos Leitão, professor de Sociologia. A oficialização do projeto, que começou como de iniciação acadêmica, está sendo avaliada pela Pró-Reitoria de Extensão, com objetivo de torná-lo permanente. O Cineclube atualmente conta com cinco integrantes. Além dos dois criadores do projeto, fazem parte os estudantes Francisco Xavier Buehrmann e Ana Paula Vizniewski, como bolsistas, além da professora Morgana Cambrussi, que é colaboradora.

O objetivo central é disseminar a cultura. No projeto, recursos cinematográficos são utilizados para promover a formação humana e multidisciplinar, abordando temas da área de formação dos estudantes. “O cineclube é muito válido para integrar professores, alunos, técnicos e comunidade externa em geral”, observa o professor Eric.

Os filmes, de curta ou de longa metragem, são exibidos mensalmente no auditório da universidade e nas salas de aula, seguidos de debate entre alunos, professores, membros de outras instituições e pessoas da comunidade, com o objetivo de analisar e discutir a obra e os temas abordados por ela. E há um ponto importante: as obras exibidas são autorais, e não comerciais. “Isso causa um estranhamento positivo no público, mas nunca desinteresse. Afinal, são filmes que não circulam nos cinemas convencionais”, explica Eric.

Até agora, o cineclube já realizou quatro sessões, sendo exibidos os filmes: “O enigma de Kaspar Hauser”, “Quanto vale ou é por quilo?”, “Cronicamente inviável”, “Árido Movie”. A média de público tem ficado em torno de 15 espectadores por sessão – com destaque para “Kaspar Hauser”, que atraiu mais gente, talvez por ter inaugurado o projeto. “A avaliação é muito positiva. O público tem participado dos debates de maneira ativa, com muito interesse e sempre de forma proveitosa”, comemora Eric.

O cineclube também atualiza seus eventos através do blog cineclubeuniversitario.blogspot.com, que disponibiliza a agenda dos filmes e encontros, a sinopse de cada obra e também o resultado das discussões. As informações são postadas pelos bolsistas, em uma tarefa que conta como Atividade Curricular Complementar (ACC).

A última sessão aconteceu no dia 26 de setembro, com a exibição do longa “Árido Móvie”. Jandrei José Maciel, estudante do curso de filosofia diurno, comentou a obra. “É interessantíssima. Aprendi mais sobre a cultura do Nordeste e do estado do Ceará, já que o filme trata da questão dos retirantes e da cultura local”.

Tudo indica, em suma, que a experiência tem sido proveitosa. “Ao discutirmos ideias a partir de bons filmes, refletimos sobre os significados de viver em sociedade e de produzir bens culturais audiovisuais”, finaliza o professor Eric.

A próxima sessão está agendada para o dia 21 de outubro, às 16 horas, na sala de aula 5. O filme é “Para frente Brasil”, do diretor Renato Farias, que aborda o período da ditadura no Brasil. Com essa exibição, será possível iniciar uma discussão sobre questões relativas ao processo histórico e político de redemocratização do país. Para obter mais informações, basta acessar o blog do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário