sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Semana Farroupilha

 Por Leandro Hillesheim (UFFS-Realeza)

A Semana Farroupilha é um momento especial de comemoração das tradições gaúchas, não somente no Rio Grande do Sul, mas em todo o sul do país, visto que grande parte da população dos estados de Santa Catarina e Paraná tem suas origens neste estado.

A Semana remete à Guerra dos Farrapos, o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revolta social brasileiro contra o Império, que aconteceu de 1835 a 1845. De caráter republicano e contra o governo imperial, esse movimento mostra como pano de fundo a idéia de república e federalismo, o direito de eleger os representantes políticos e o direito ao tratamento homogêneo entre os servidores militares. Na revolução, a então província de São Pedro do Rio Grande do Sul tornou-se independente, dando origem à República Rio-Grandense.

A luta tinha como finalidade solucionar os problemas econômicos da província e obter liberdade de escolherem seus próprios governantes. O conflito político entre os liberais, que queriam maior autonomia das províncias, e o modelo imposto por D. Pedro I, de caráter unitário, além de ideais separatistas e dos vários impostos que impediam a ampliação dos fazendeiros sulistas em conseqüência do preço final do charque foram as principais causas.

Em 1845, assinou-se a paz: o Tratado de Poncho Verde ou Paz do Poncho Verde, após quase dez anos de guerra que teria causado 47829 mortes. As condições exigidas eram a anistia plena aos revoltosos, a libertação dos escravos que combateram no Exército piratinense e a escolha de um novo presidente provincial pelos farroupilhas. O cumprimento não ocorreu na sua totalidade, pois a impossibilidade de uma abolição da escravatura regionalmente restrita, a persistência de animosidade entre lideranças locais e outros fatores administrativos e operacionais dificultaram.

Todos estes feitos são relembrados com orgulho pelos gaúchos espalhados pelo Brasil e pelo mundo inteiro. Durante a Semana Farroupilha, acontecem vários eventos tradicionalistas nos CTGS (Centro de tradições gaúcha ), como palestras, encontros, apresentações artístico-culturais, o tradicional Café de Chaleira, jantares campeiros e fandangos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário