quinta-feira, 14 de abril de 2011

Projeto de Extensão em Laranjeiras do Sul organiza Feira com produtores rurais

Por Denise Rossoni (Agronomia/Laranjeiras do Sul)

Professora Cátia em entrevista às rádios da cidade
O projeto de Extensão Transferência de Tecnologias para Cadeia de Produtos Artesanais de Laranjeiras do Sul, coordenado pela professora Cátia Tavares dos Passos, doutora em Engenharia de Alimentos, organizou na última quinta-feira, dia 07, a Feira do Produtor Rural, uma feira ao ar livre na principal praça da cidade, com exposição de produtos de origem orgânica e artesanal.

O principal objetivo do evento foi comemorar o primeiro dia da Campanha Nacional Contra o Uso dos Agrotóxicos em defesa da vida, além de também revigorar o hábito da população laranjeirense em frequentar a feira da cidade, visto que, por ela ser realizada semanalmente em local precário, com pouca iluminação e sem a presença de tantos produtores locais, poucos frequentam.

Em menos de uma hora de feira quase todos os produtos foram vendidos, confirmando a necessidade de se organizar um novo local para a feira da cidade, e fazendo a alegria dos produtores, que viam todas as mercadorias indo embora. Além disso, a presença do público foi muito maior, devido ao próprio espaço em que a feira foi realizada e à variedade de produtos expostos. A população demonstrou ter aprovado a ideia e a equipe do projeto já pensa em novas articulações para que a feira semanal se organize sempre nesse espaço.

Ao final da feira, o professor Henrique Bittencourt, Engenheiro Agrônomo, ministrou um palestra para a população e, especialmente, para os feirantes, com o tema Agricultura Sustentável. Um aluno da terceira fase do curso de Agronomia, certificado como primeiro produtor orgânico do município, Ivandro Gomes de Amorin, falou também sobre Avanços e Desafios da Agricultura Orgânica.

A feira organizada pelo projeto de Extensão da UFFS representou um grande avanço no município em termos de articulação entre os pequenos agricultores, obteve ótima aceitação do público consumidor e foi considerado um marco para uma série de outras ações já planejadas pela equipe da professora Cátia Tavares dos Passos para o desenvolvimento de uma economia sustentável na região e para a consolidação de hábitos mais saudáveis entre a população laranjeirense.

A equipe Comunica, que também esteve na feira, parabeniza à professora Cátia Tavares e todos os demais organizadores do evento.




 
Prof. (as) Marcela Langa  á esquerda e Aline Gravina á direita

Prof. Henrique Bittencourt ministrando palestra para a população


15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma iniciativa muito legal trazer os feirantes na praça. A palestra com o professor Henrique e o aluno de Agronomia Ivandro foram excelentes. Parabéns a professora Cátia que coordenou a organização do evento com toda a equipe do Projeto de Extensão "Transferência de Tecnologias para a Cadeia de Produtos Artesanais de Laranjeiras do Sul".

    ResponderExcluir
  3. A feira foi nota 10!!! Parabenizo à toda equipe organizadora e aos palestrantes. Queremos mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto. Várias fotos, bem ilustrativo.
    É isso ai Denise.

    ResponderExcluir
  5. otima iniciativa da universidade!
    parabens ao projeto!!!

    ResponderExcluir
  6. estive por lá conferindo o projeto achei muito bom!!devem ir em frente!!!gostei das fotos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a professora cátia e a todos organizadores! Seria muito bom se mais feiras como essa fossem organizadas!

    ResponderExcluir
  8. gostei da feira
    espero que a universidade continue com a iniciativa!estavamos precisando disso aq na cidade!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Laércio ótima muito boa a iniciativa prescisamos de mais feiras

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o projeto. Bom texto parabéns Denise.

    ResponderExcluir
  12. Boa iniciativa, mas além de trazer a feira do produtor ao consumidor, é necessário ajudar os pequenos agricultores a melhorar a produção, pra que diminua perdas, e aumento o lucro, e principalmente, fidelize os consumidores. Poderia ser feita parceria com a EMATER, entre outras.

    ResponderExcluir
  13. muito bom!!
    parabéns Denise...

    ResponderExcluir
  14. muito bom >>>
    parabens amiga muito bom mesmo.....
    uma boa inciativa da universidade..

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Denise, ficou jóia. O Evento como um todo foi um sucesso. Nós quanto Universidade, devemos estar junto a sociedade, levando e tranzendo conhecimentos que benificiaram a todos.

    ResponderExcluir