terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto de extensão da UFFS envolverá professores e alunos do ensino básico

Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS-Realeza)

Nas duas últimas edições, o Comunica já publicou algumas reportagens sobre os projetos de extensão universitária, que estão sendo desenvolvidas pela UFFS, Campus Realeza, no ano de 2011. Entre esses está o projeto do professor Ms. Júlio Murilo Trevas intitulado "atividades demonstrativas e interativas como apoio à Educação Básica". Este projeto tem como objetivo fazer uma articulação entre acadêmicos do curso de licenciatura em ciências e os alunos de Educação Básica.

Essa articulação dar-se-á através de atividades práticas ou demonstrativas – jogos, experimentos, dinâmicas, gincanas e vídeos – atividades essas que serão desenvolvidas de acordo com os recursos disponíveis, buscando envolver as disciplinas de Biologia, Física e Química. O projeto visa, ainda, promover interações entre os participantes, permitindo a compreensão de conceitos que parecem abstratos, estimulando a relação entre teorias e fenômenos observados no cotidiano, despertando a curiosidade científica, para, com isso, aprimorar a capacidade de observação e apurar o senso crítico.

A partir das atividades do projeto, serão elaborados materiais em formato hipertexto, para uso na Educação Básica e no curso de licenciatura em ciências. Além disso, também será feita uma síntese sobre as atividades e sua implementação, que será usada como referência em disciplinas do próprio curso de licenciatura em ciências.

O professor Trevas explicou que primeiramente os acadêmicos envolvidos no projeto, participarão de um curso preparatório com um químico e um biólogo da Unicentro (Universidade do Centro-Oeste do Paraná), de Guarapuava, para que eles possam, mais tarde, compartilhar seus conhecimentos, através de atividades demonstrativas e interativas, com os alunos do ensino básico. Também será disponibilizado um curso preparatório para os professores de ensino básico para que eles possam auxiliar seus alunos no desenvolvimento das atividades.

O professor Trevas salienta também que "após o término do trabalho com os alunos do ensino básico, será trabalhado com os demais acadêmicos do curso de licenciatura em ciências da UFFS, para que haja um retorno de conhecimento para a universidade" .

Todos os participantes do projeto, quatro voluntários e um bolsista, são do curso de licenciatura em ciências e estão na terceira fase. Denise Felicetti é voluntária do projeto e disse que ele "vai contribuir muito como extensão, na universidade, e também vai ser muito produtivo para os participantes do projeto ". Suelen Aparecida Felicetti é bolsista e destacou que "o projeto é muito interessante, pois terá um retorno muito grande, terá aproveitamento não só por parte dos alunos da universidade, mas também por parte dos professores e alunos da Educação Básica".

Como uma das principais causas da UFFS é interagir com a comunidade, os projetos de extensão visam estabelecer essa relação, proporcionando aos acadêmicos conviver mais de perto com a realidade, podendo suprir dificuldades que vierem a ocorrer durante o curso, e à comunidade aproveitar, da melhor maneira possível, os conhecimentos que são gerados dentro da universidade. Dessa forma, mostra-se a todos como uma instituição de ensino pública, que é o caso da UFFS, é tão importante para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário