terça-feira, 5 de abril de 2011

Primeiros passos para a “casa própria”

Leitura Pública na UFFS/Realeza prima pela infraestrutura da nova sede

Por Jéssica Pauletti (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)

Na quinta-feira, dia 24 de março, às 9h00, ocorreu no auditório da UFFS Campus Realeza, a primeira sessão de leitura pública sobre os projetos envolvendo a infraestrutura do campus definitivo da universidade. Esse ficará entre as cidades de Realeza e Santa Izabel do Oeste, com acessos tanto pela Rua do Seminário quanto pela rodovia PR-182. Na ocasião estavam presentes autoridades relacionadas com a implementação da nova sede, dentre eles o prefeito municipal Eduardo Gaievski, o engenheiro Alexandre Horiye da empresa Drenatec Engenharia Ltda., o coordenador administrativo do campus Ms. Jaci Poli, o diretor do campus João Alfredo Braida e o secretário especial de Obras da UFFS, Paulo Roberto da Luz.

Com uma breve explanação sobre os projetos que serão executados no campus, o secretário Paulo da Luz afirmou que para o início do ano letivo de 2012 deverão estar prontos o bloco A de 4 andares que vai comportar salas de aula, de professores e setores administrativos, além de 3 pavilhões de laboratórios didáticos, com aproximadamente 1200 m2, para atender os cursos de graduação.Na sequência, o engenheiro Alexandre tomou a palavra e explicou de forma mais detalhada a planta infraestrutural do campus, como a captação das águas pluviais, tratamento do esgoto, distribuição dos prédios, vias internas, acessos e projeto paisagístico. Após esse momento, foi aberto um período para que os participantes pudessem colaborar com perguntas ou sugestões acerca do assunto.

Ao final do evento, o secretário de Obras conversou com o Comunica a respeito de assuntos que não foram enfatizados na leitura. Ele frisou que em nenhum momento foi dito que no início do ano de 2011 alguma obra estaria concretizada, pois a licitação do Bloco A e dos laboratórios só foi feita em novembro. Ele espera que para o começo do ano letivo de 2012 essas construções estejam finalizadas, mas caso isso não aconteça haverá ampliação dos espaços provisórios. Afirmou, ainda, que a responsabilidade maior em fiscalizar as obras é do Engenheiro Cristiano Loureiro, da UFFS, mas os alunos podem acompanhar o processo.

O secretário foi questionado, também, sobre a construção dos prédios do Restaurante Universitário e Moradia Estudantil. Ele afirma que os projetos já estão licitados e em maio ocorre a elaboração, mas não há recursos disponíveis para que sejam licitadas as obras. Ele finaliza apontando que obras da área do lazer serão realizadas, como quadras abertas, porém ginásio e piscina são muito caras para o momento.

Em nome da direção do Campus Realeza, o coordenador administrativo Jaci Poli garantiu que a direção está tomando todas as medidas necessárias para agilizar o processo de construção, há sempre o contato com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Prefeitura Municipal e Reitoria, fazendo negociações em todas as etapas.

Questionado sobre um possível atraso das obras para o início do ano de 2012, Jaci Poli informa: “Caso o atraso ocorra, o espaço ampliado no local provisório deve ser previsto com bastante antecedência, porque deverá dar todas as condições necessárias”.

Sobre a leitura, ocorrida pela manhã, ele diz que não houve uma ampla divulgação para os acadêmicos, revelando um erro mobilização, mas que isso pode ser solucionado através da comissão de acompanhamento das obras no campus, formada pelo engenheiro Cristiano Loureiro e professores representantes dos cursos e a aluna Danielle Vieira pelo Diretório Acadêmico. Segundo Jaci, essa comissão pode, em um outro momento, repassar as informações da leitura pública para os acadêmicos, coletando sugestões por parte dos alunos.

Para finalizar, o coordenador administrativo esclareceu as cinco etapas do projeto infraestrutural, o qual permitirá saber como será o campus definitivo: a primeira etapa, já finalizada, foi o programa de necessidades; agora ocorreu essa primeira leitura pública que divulgou o que já havia sido pensado anteriormente e que pode ser acrescentado, já que é um estudo preliminar; depois vem o anteprojeto; por penúltimo o projeto básico; e por fim o projeto de execução. Todas essas etapas devem estar finalizadas em 24 de julho de 2011.
                                                                          
                                                                                        Ivonei Gomes/UFFS
 Da esq. para a dir.: Jaci Poli, Eduardo Gaievski,
João Braida e Paulo da Luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário