quarta-feira, 13 de abril de 2011



O sucesso da 1ª Semana Acadêmica

Por Darline Balen e Vanessa Freiberger (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

A Semana Acadêmica de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis chegou ao fim na última sexta-feira com a sensação de dever cumprido. Nos últimos três dias, foram realizadas palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas.

Na quarta-feira, 6 de abril, foram realizadas pela manhã 2 palestras: “Projetos Regenerativos” e “Agricultura de Precisão”. Também pela manhã, foi realizada uma mesa-redonda sobre aquecimento global e efeito estufa com os professores Anderson Ribeiro, Fábio Sanches e Paulo Hartamann. Durante a mesa-redonda, foi apresentada, de forma provocante, a complexidade do chamado “aquecimento global”. Pelo grande número de perguntas, a mesa-redonda só terminou ao meio-dia.

Na quarta, à tarde, foram realizadas uma palestra, uma mesa-redonda e a apresentação e exposição de pôsteres. A palestra sobre Legislação Ambiental no Rio Grande do Sul e o Projeto de Lei 154, previamente agendada para ser ministrada por Ivar Pavan, foi apresentada por Lino de David, presidente da Emater do Rio Grande do Sul.

No quarto dia da semana, 7 de abril, foram realizados 4 minicursos: “Georreferenciamento”, “Manejo e Conservação dos Solos”, “Vitivinicultura”, “Citricultura”. Foi realizada uma oficina com o tema “Vivência e percepção do espaço a partir da obra: Cidades Invisíveis” e também uma palestra sobre Produção de enzimas para aplicação em biocombustíveis, ministrada pela doutora Helen Trichel. O foco ficou na busca de alternativas viáveis para a produção em larga escala de biocombustíveis com qualidade e viáveis economicamente. À tarde, foi realizado um minicurso sobre Licenciamento Ambiental Municipal e uma palestra sobre Arquitetura da Modernidade no Sul do Brasil. 

  Imagens: Minicursos. Fonte: http://semacademicauffserechim.blogspot.com/
Na sexta-feira, 8 de abril, foram realizadas 4 palestras e 2 mesas-redondas. Pela manhã, houve as palestras "Irrigação de Culturas Agrícolas", ministrada pelo PhD Reimar Carlesso, e "Recursos Hídricos", ministrada por Débora Missio Bayer. À tarde, a primeira mesa-redonda teve como tema “Discutindo o PPC do Curso de Arquitetura e Urbanismo”. Ainda à tarde, aconteceram mais 2 palestras, sobre "Melhoramento Genético Animal" e "Paisagismo". A segunda mesa-redonda foi sobre "Status do licenciamento ambiental atualmente", tendo sido composta por Marcelo Didoné e Marileude Didoné.

O encerramento aconteceu logo em seguida, às 17h30min, com o pronunciamento do coordenador geral do evento, Anderson Ribeiro, que destacou o envolvimento e o empenho dos alunos. Ilton Benoni da Silva também relatou o sucesso da 1ª Semana Acadêmica, saudando todas as pessoas que de uma forma ou outra contribuíram para o seu êxito: “Uma coordenação de uma só pessoa não produziria tantos êxitos […]. Foi cansaço, luta, mas o dever foi cumprido”, comentou o diretor do campus Erechim.

Infelizmente, a conclusão do evento teve suas festividades interrompidas. A programação do sábado - uma visita à Itá-SC e aos bairros de Erechim - foi cancelada em função da inesperada morte de um professor da UFFS, Anderson Chaves Mossi, que faleceu no sábado, 9 de abril, e que ministrava aulas para grande parte dos envolvidos. Assim, ainda que a 1ª Semana Acadêmica da UFFS Campus Erechim entre para a história da Universidade por seu sucesso, é importante lembrarmos com carinho e pesar do grande professor Anderson Mossi, certamente uma perda irreparável. Aqui, em nome da comunidade acadêmica, fica nossa homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário