quinta-feira, 14 de abril de 2011

A História de Movimentos Sociais: Memória Regional

Por Fernando Falkoski (Filosofia /Erechim)
O coordenador do curso de História, prof. Gerson Fraga, da UFFS/Erechim, elaborou o projeto de pesquisa “Registrando a memória regional: a História social e a constituição de um laboratório de Linguística e História Oral na região do Alto Uruguai”. A ideia para construção do projeto teve início ainda no primeiro semestre de 2010.
O projeto hoje conta com 2 bolsistas, e pode ser ampliado se existirem alunos que almejam o estudo da pesquisa acerca da história de diferentes movimentos sociais na região e principalmente em nosso município. Segundo Prof. Gerson, “o projeto tem o objetivo de buscar informações por meio de entrevistas de alunos com pessoas que dirigem ou fizeram parte na história desses movimentos bem como seu surgimento, sua transformação, a origem dos integrantes e os motivos que mobilizaram a ação”.
Ele acrescentou o fato de que muitas vezes, os relatos e documentos oficiais não contêm informações da história de vida dessas pessoas, a causa, e interesses comuns que motivaram seus movimentos, sejam na área de ensino, questões ligadas à mulher, raças, cultura e principalmente o jovem. As entrevistas serão documentadas e gravadas para possibilitar o estudo também da fala. “A ideia é reunir um acervo documental e oral da história social da região criando uma espécie de Laboratório Histórico Social” (Gerson W. Fraga – Pesquisador do projeto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário