quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mais um passo importante do Comunica na Escola em Laranjeiras do Sul

Por Marcio José de Lima (Comunica/Laranjeiras do Sul)
Ao centro, de mãos dadas, professora Marcela Langa e o diretor Antônio Celso da Costa.
No dia 07 de abril, o Projeto de Extensão “Comunica na Escola”, coordenado pela Professora Ms. Marcela Langa, do Campus Laranjeiras do Sul, deu mais um passo importante. Foi realizada a primeira reunião com professores de diversas disciplinas do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, fortalecendo, desta forma, seu caráter multidisciplinar.

O Projeto tem como objetivo primordial a produção textual que surgirá da pesquisa de temas propostos pelos professores de todas as matérias escolares. Em seguida, os professores que orientaram o tema corrigirão as produções, afim de detectar possíveis equívocos, e só depois desta primeira revisão os textos serão encaminhados aos coordenadores do programa na escola, professores de língua portuguesa. Nessa última fase, os professores de português fazem a correção com toda a equipe.

Esse projeto, aprovado em fevereiro de 2011, pelo edital EDITAL Nº 01/PROEC/UFFS/2010, já contou com reuniões preliminares de planejamento de atividades com os membros do projeto, além de treinamento de funcionários da escola e dos comunicantes da UFFS, para produção do Blog da escola.

Para seleção dos alunos da escola que integrarão o projeto, ocorrerá uma olimpíada de produção textual, com o tema Qual a minha responsabilidade para adquirir uma educação escolar de qualidade?

Diante da aceitação e entusiasmo dos professores em relação ao projeto, espera-se que o resultado obtido seja o de despertar nos alunos o hábito da produção textual, obtido pela leitura e pesquisa, assim melhorando o aproveitamento escolar e a consequente evolução do aluno enquanto agente consciente de transformação social.


Também o Núcleo Regional de Educação tem divulgado o projeto e espera que ele seja aplicado em mais escolas do município de Laranjeiras. Confira, abaixo, notícia produzida pelo Núcleo.

UFFS de Laranjeiras do Sul procura estabelecer parcerias com NRE

Hoje dia 20 de abril de 2011 reuniram-se neste Núcleo Regional de Educação (NRE) a chefe Rosane Borges de Oliveira, a Assistente Técnica Maria Accordi, o Diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS) Paulo Henrique Mayer e a Professora Marcela Langa para firmar uma parceria entre UFFS e NRE, buscando a integração dos alunos das escolas públicas com a Universidade.

O campus local da UFFS comporta 5 cursos de graduação: Agronomia (com ênfase em Agroecologia); Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura e Licenciatura em Educação do Campo. O Professor Paulo Mayer comentou sobre a importância do ENEM para egresso na Universidade. Disse ele: “Devemos incentivar os nossos alunos de escolas públicas para que façam o ENEM, pois é uma forma de egresso na Universidade Federal”. Também falou que a UFFS procura preparar o universitário para o mercado de trabalho, respeitando a sua realidade e oportunizando que conheça outras, e assim faça sua opção. Em 2012 está previsto o início de um Mestrado na área da Educação e Linguística em Chapecó em que há especulações para serem ofertados, também, no Campus de Laranjeiras do Sul.

A professora Marcela expôs um projeto-piloto da Universidade o Comunica na Escola, cujo objetivo é aproximar práticas do ambiente universitário às práticas da educação básica, para fortalecimento das relações sociais e das práticas do uso da escrita nos dois níveis escolares. Alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Município de Laranjeiras do Sul integrarão a equipe Comunica UFFS para também registrarem suas atividades. Poderão criar blogs específicos, tendo em vista as especificidades das atividades de cada grupo escolar.

Ao final do encontro a chefe do NRE comentou da importância de estabelecer parcerias como esta e ainda acrescentou: "o NRE de Laranjeiras do Sul está de portas abertas para receber a UFFS e contribuir para o desempenho desse projeto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário