terça-feira, 5 de abril de 2011

UFFS oferecerá oficinas para ampliação de conhecimentos em linguística e literatura

Patrícia dos Santos (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)
Editado 29 de março de 2010


O retorno às aulas na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza trouxe diversas novidades no campo de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Dentre as diversas iniciativas de Extensão que a Universidade está oferecendo nesse ano, há o projeto “Ampliando conhecimentos em linguística e literatura”, coordenado pela Profa. Dra. Sabrina Casagrande, que está relacionado diretamente ao grupo de pesquisa de Ensino de Língua e Literatura, da UFFS.

Em conversa com o Comunica, a professora Sabrina contou que a ideia partiu de um questionário enviado aos professores das escolas de Ensino Básico de Realeza e região, no qual eles sugeriram atividades de extensão de acordo com suas necessidades em sala de aula. Afirmou que o objetivo é atender às demandas dos professores do Ensino Básico, com atividades de formação complementar e promover a integração entre esses professores e graduandos da área de Letras, possibilitando a efetivação de um canal de contato e troca de experiências.

O projeto oferecerá, na própria Universidade, oficinas ministradas por professores da UFFS, visando proporcionar, a seu público-alvo, a possibilidade de ampliar seus conhecimentos nas áreas de linguística e literatura. Serão um total de oito oficinas mensais durante todo o ano de 2011, sempre aos sábados: “Optamos pelo sábado devido à disponibilidade tanto dos professores do Ensino Básico quanto dos graduandos, que trabalham e estudam durante a semana”, afirmou Sabrina, que concluiu falando sobre suas expectativas e a importância desse projeto para a comunidade: “A minha expectativa é proporcionar aos professores do Ensino Básico um meio de complementar sua formação, e também possibilitar que eles tragam a realidade da sala de aula para os graduandos”.

A acadêmica do Curso de Letras, Jezebel Batista Lopes, foi selecionada e contemplada com uma bolsa de estudos para ser colaboradora no projeto, desempenhando atividades como visita às escolas, divulgação, realização das inscrições, auxílio no desenvolvimento dos materiais e monitoramento durante a realização dos cursos.

A aluna falou ao Comunica sobre suas expectativas perante a realização deste projeto: “Estou muito contente em participar, pois, além da ajuda financeira, possibilitará o contato com profissionais da minha futura área de atuação, o que me trará a realidade do professor frente à educação. Espero que essas oficinas tragam resultados positivos tanto para meus colegas quanto para a comunidade, que os debates sejam dinâmicos e que superem as expectativas de público”.

 Quer participar?

O projeto “Ampliando conhecimentos em linguística e literatura” oferecerá, no primeiro semestre, cursos de Linguística, Sociolinguística, Análise do Discurso e Literatura e música popular brasileira: diálogos entre poesia e letra. Já no segundo semestre, serão oferecidos cursos de Aquisição da Linguagem, Fonética e Fonologia e Tópicos especiais em Metodologia do Ensino de línguas estrangeiras I e II. Para o mês de dezembro, está prevista uma atividade de conclusão do projeto, com a avaliação e a apresentação dos trabalhos realizados durante o ano.

É possível obter informações detalhadas sobre as oficinas ofertadas e o cronograma de atividades no blog do projeto: http://formacaocomplementar.blogspot.com/
.

As inscrições podem ser realizadas até o mês de outubro, gratuitamente, através do e-mail: formacaocomplementar.inscricao@gmail.com
. O aluno receberá um formulário onde informará quais oficinas deseja participar.

A certificação se dará por oficina, que terá duração de 4 horas/aula cada.

O papel da Extensão Universitária

Os projetos de Extensão, desde sua origem, são oferecidos como prestação de serviços tanto à Comunidade Universitária quanto à Comunidade Regional. Eles visam promover uma aproximação entre a formação acadêmica e a população em geral.

A Extensão busca conhecer a realidade da população, com o intuito de constituir um elo entre as demandas regionais e as atividades de Ensino e Pesquisa.

O documento final da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão – COEPE, que aconteceu no ano de 2010, nos cinco campi da UFFS, destacou de forma objetiva a posição da Extensão em nossa Universidade: “A Extensão certamente não resolverá os problemas históricos da região, mas se coloca na perspectiva de colaborar, através de ações voltadas à cidadania e à inclusão social, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Do mesmo modo, o projeto “Ampliando conhecimentos em linguística e literatura”, além de colaborar no aperfeiçoamento do conhecimento dos professores que atuam no Município de Realeza e região, preocupa-se também em ampliar os conhecimentos dos professores em formação.

O coordenador do Curso de Letras, Prof. Ms. Clóvis Alencar Butzge, falou sobre o projeto: “Os projetos de Extensão ofertados pelo Curso de Letras no campus Realeza da UFFS, procuram dar conta das grandes áreas trabalhadas na graduação, ou seja, conhecimentos linguísticos e literários das línguas portuguesa e espanhola. Apesar do quadro ainda reduzido de professores, conseguimos aprovar quatro projetos de Extensão, os quais atenderão tanto alunos da graduação quanto o público da comunidade regional. É importante destacar a gratuidade e a qualidade dos projetos”.

Do mesmo modo que essa atividade beneficia os profissionais, tanto em atuação quanto em formação, é importante ressaltar seu papel ao integrar o aluno com o desenvolvimento e realização desse tipo de iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário