terça-feira, 12 de abril de 2011

O “dono dos dedos”

Por Marina Maria Rodrigues (Letras/UFFS-Realeza)

Para dominarmos uma marionete e fazermos um belo trabalho é preciso ter conhecimento do que se está fazendo. Pode-se dizer: tem que saber dominar o boneco. Além disso, deve-se trabalhar com agilidade e calma, afinal de contas marionetes são objetos delicados.

Concordemos, querido leitor, que um show de marionetes bem organizado é algo maravilhoso, pois o dono dos dedos sabe representar, utilizar seus conhecimentos a respeito da arte teatral, é ágil e confia em si mesmo, sabe o que está fazendo.

Mas imagine agora um espetáculo teatral sem direito a ensaios, por exemplo um stand up, cheio de improvisos, sem cenário, um teatro quase estático. Se o condutor da apresentação não souber o que fazer e se perder nos movimentos das marionetes, aí teremos um belo desastre.

Para dar vida a minha divagação, conto-lhe minha experiência como marionete. Sinto-me um pouco constrangida em dizer como fui manipulada e como isso prejudicou a mim e outros bonecos. O problema não estava em nós, simples bonecos conduzidos por um ser, o problema era que o “dono dos dedos” não sabia nos guiar.

Sem saber o que fazer, ele perdeu o ritmo e a sintonia. Para você ter uma ideia, quando era hora de dançarmos, ficávamos parados, sem nos mexer. Quando era hora de gritar e ir à luta, continuávamos paralisados. E quando mexia seus dedos desjeitosamente acabava estragando os próprios bonecos, deixando-os impossibilitados de dar sequência ao show.

A situação foi ficando pior, o público passou a não gostar do que estava vendo e começou a levantar e ir embora; alguns, mesmo não gostando, ficaram para ver até onde iria esse desastre teatral.

O pior foi que o “dono dos dedos”, sem pensar, acabou nos largando no meio do palco, todos nós ficamos caídos no chão, sem poder nos mexer, imóveis e olhando para uma multidão que também olhava para nós. Uma das ocasiões mais constrangedoras de minha vida.

Imagine-se você, leitor, nessa situação, como uma marionete manipulada por um “dono dos dedos”, sem instrução e preparação. Por isso, tome cuidado para não ser um marionete, pois são bonecos. E bonecos não têm opinião própria, visão política e capacidade intelectualmente de agir por si próprios.

A vida real é bem diferente de uma peça de teatro, mas infelizmente ainda há por aí muitos “donos dos dedos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário