terça-feira, 12 de abril de 2011

58º Jogos Escolares Paranaenses – JEP's

Jogo realizado no Ginásio de Esportes do
bairro Jardim Primavera, em 2009

Por Bruna Madey Dalarosa, Daniela Zerbielli e Michelle Batistella Vieira (Col. Est. Doze de Novembero)

O Município de Realeza realizou, entre os dias 29 e 30 de março, a primeira fase dos Jogos Escolares Paranaenses – JEP's. O evento contou com a participação de alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada.

Os participantes foram divididos em dois grupos, o Classe A (alunos de 15 a 17 anos) e o Classe B (alunos de 12 a 14 anos) . As modalidades ofertadas, em modalidades para ambos os sexos, foram: voleibol, futsal, futebol de campo, basquetebol e handebol.

O Comunica entrevistou o professor de Educação Física, do Colégio Estadual Doze de Novembro, Agostino Munaro para saber sua opinião a respeito da realização desses jogos: “Os jogos ajudam na integração e na confraternização dos alunos”. O aluno Renan Rosalino, que jogou futsal pela Classe A, tem uma opinião parecida: “Para que o time consiga obter um bom desempenho, é preciso que haja compreensão entre os colegas, mesmo que existam diferenças fora da quadra”.

A segunda fase (regional) ocorrerá entre os dias 29 de abril e 05 de maio nas cidades de Santa Izabel do Oeste e Ampére. Esta fase oferece, além das modalidades citadas anteriormente, o tênis de mesa e o xadrez.

A terceira fase, que abrange um número maior de municípios (macrorregional), será realizada entre os dias 07 e 12 de junho. A fase final, que ocorrerá entre os dias 02 e 09 de julho, também trará novidades nas modalidades, com o atletismo e a natação. Todas essas datas estão sujeitas a alterações.

Existem também as fases para alunos portadores de Necessidades Especiais (NEE). Em Realeza existe apenas uma Escola Especial, a APAE, portanto os alunos não precisam participar das eliminatórias municipais.

Em conversa com o Comunica, a secretária de educação do Município, Leocádia Andreolli, frisou a importância da participação de portadores de necessidades especiais nos jogos, pois além desses alunos ultrapassarem seus próprios limites, acabam mostrando aos demais que é possível a cada um superar suas dificuldades.

O secretário de esportes Jonas Buzatta, que há cinco anos é responsável pela organização dos jogos em Realeza, declarou que é importante para o aluno saber tanto ganhar quanto perder, pois na vida nem tudo se ganha. Disse que, participando desse tipo de atividade, o jovem adquire experiência para conviver num meio de competitividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário