“Este projeto me fez ver que o que realmente quero é Biologia”, Maiara Fantinelli, durante a Mostra |
Por: Will Cândido (Ciências/Realeza)
Foi realizada no sábado, 16 de Abril, a I Mostra de Iniciação Acadêmica da UFFS/Realeza. Ex-bolsistas, professores, técnicos e a comunidade acadêmica em geral participaram do evento. Foram expostos banners dos projetos de iniciação desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2010.
Os acadêmicos que eram bolsistas desses projetos realizaram a apresentação oral dos mesmos e responderam a perguntas feitas pelo público ali presente. Os projetos estavam relacionados aos quatro cursos que constituem o campus, a saber, Letras, Nutrição, Veterinária e Ciências.
Nos projetos do curso de Letras, foram expostas as diversas maneiras de se escreverem diferentes tipos de textos. O Projeto Comunica tem como objetivo “estimular a leitura e a produção de diferentes gêneros textuais”, enfatiza a acadêmica Patrícia dos Santos sobre o projeto do qual era bolsista.
As experiências obtidas pelos acadêmicos do curso de Nutrição serão indiscutivelmente úteis para a sua formação futura. Nos projetos, foram buscadas soluções para problemas com relação à higiene de cantinas e padarias, tendo sido formulado, através disso, um manual de boas práticas. Em algumas pequenas cooperativas de produtores de bolachas, “fizemos fichas técnicas para a padronização, melhorando, assim, a qualidade dos produtos oferecidos”, conta ao Comunica Sarajane Marciniak.
Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizaram projetos sobre as doenças bovinas: brucelose, mastite e tuberculose. Eles procuraram casos das doenças no interior de Realeza. Cada um dos bolsistas expôs os sintomas, vacinas e o que fazer caso a criação adquira uma dessas doenças. “Fomos muito bem recebidos nas comunidades e residências onde estivemos. Os produtores rurais demonstravam uma excelente expectativa em relação à Universidade Federal da Fronteira Sul aqui em Realeza”, responde Doglas Lunardi a uma pergunta feita durante a apresentação.
Os projetos do curso de Ciências estavam ligados às áreas de Física e Biologia. No projeto de Física, foram buscados métodos para melhorar o desempenho dos alunos nesta disciplina. Já no projeto de Biologia, pesquisaram em escolas, tanto urbanas quanto rurais, como estava sendo vista a questão do meio-ambiente, e se estava sendo praticada com os alunos a educação ambiental. Ao fim do projeto, foi constatado que a educação ambiental era muito mais efetuada nas escolas do meio rural do que nas do meio urbano.
Os projetos do curso de Ciências estavam ligados às áreas de Física e Biologia. No projeto de Física, foram buscados métodos para melhorar o desempenho dos alunos nesta disciplina. Já no projeto de Biologia, pesquisaram em escolas, tanto urbanas quanto rurais, como estava sendo vista a questão do meio-ambiente, e se estava sendo praticada com os alunos a educação ambiental. Ao fim do projeto, foi constatado que a educação ambiental era muito mais efetuada nas escolas do meio rural do que nas do meio urbano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário