terça-feira, 12 de abril de 2011

Estudantes do Ensino Médio participam do Projeto Comunica

Projeto de extensão da UFFS auxilia na produção de textos e
contribui na preparação para o vestibular e ENEM

Por Daniela da Rosa (Col. Est. Doze de Novembro) e Maria Eduarda Collaço (Colégio Real)

A Universidade Federal da Fronteira Sul está promovendo o Projeto Comunica que tem como objetivo desenvolver a capacidade de leitura e escrita dos participantes, estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior.

O Projeto Comunica iniciou em agosto de 2010, porém se tornou um Projeto de Extensão em março de 2011, visando o envolvimento da comunidade com a Universidade. O coordenador do projeto, Prof. Ms. Clóvis Alencar Butzge, afirma que, além de trabalhar a produção e interpretação de textos, o aluno do Ensino Médio também terá um contato maior com a Universidade se acostumando com o ambiente acadêmico.

Um dos colaboradores do projeto, Prof. Ms. Marcos Roberto da Silva, percebeu um grande destaque nos textos dos acadêmicos integrantes do projeto: “Eles escrevem com mais coerência e coesão”.

Os acadêmicos participantes do projeto acreditam que o envolvimento do Comunica com os estudantes do Ensino Médio é importante para seu desenvolvimento na prática de ensino, como diz a acadêmica do Curso de Letras, Marina Maria Rodrigues: “Este é o nosso primeiro contato com os alunos do Ensino Médio, e tem sido de suma importância para a nossa formação como professores e para eles, futuros acadêmicos”.

A professora de Língua Portuguesa Valéria Barbiero, do Colégio Estadual Doze de Novembro, afirma que o Projeto Comunica pode contribuir para a formação dos alunos de Ensino Médio: “Ajuda, porque auxilia o aluno, esclarece suas dúvidas, proporciona ao aluno o conhecimento de novas opiniões e ambientes de estudo. Ajuda na produção de redação e na resolução de questões de interpretação.”

O interesse dos alunos do Ensino Médio pelo projeto partiu da necessidade de melhorar a habilidade de produção textual. Os estudantes preocupam-se com os vestibulares e ENEM, nos quais um dos critérios avaliativos de maior peso é a capacidade de escrita. É o caso da aluna do Colégio Estadual Doze de Novembro, Bruna Madey Dalarosa, a qual acredita que o Comunica contribuirá na sua formação e na sua preparação para os vestibulares.

Além do interesse do aluno, há o interesse dos pais que incentivam seus filhos a participarem, como por exemplo a Prof. Ms. Ana Carolina Teixeira Pinto, mãe da aluna do 2º ano do Colégio Real, Maria Eduarda Collaço, a qual acredita que o projeto é importante pois “aprendemos a escrever escrevendo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário