terça-feira, 5 de abril de 2011

Abrem-se novas portas para o Comunica

O projeto que nasceu na UFFS aumenta interação com a sociedade realezense

Por Jéssica Pauletti e Marina Maria Rodrigues (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)
Editado 29 de março de 2010


O Projeto Comunica iniciou suas atividades em agosto de 2010 e se destacou entre os projetos de iniciação acadêmica. Este ano, tornou-se um projeto de extensão e está sendo desenvolvido em Realeza-PR, Laranjeiras do Sul – PR, Chapecó – SC e Erechim – RS. No Campus Realeza, o programa é coordenado pelo Prof. Ms. Clóvis Alencar Butzge.

Em 2011, o Comunica contará com dezesseis participantes, sendo oito acadêmicos da UFFS (bolsistas e voluntários) e mais oito alunos do Ensino Médio, os quais serão orientados em dupla (acadêmico e aluno) pelos professores do projeto.

Os alunos envolvidos no projeto desenvolverão habilidades na leitura e produção de diversos gêneros textuais. Suas produções serão divulgadas via internet, murais, informativos impressos e mídia regional, fazendo com que o projeto tenha uma maior abrangência.

Devido à abrangência do Comunica, além do coordenador, outros seis professores do Curso de Letras estão contribuindo com orientações e reuniões de estudo. Os docentes colaboradores são: Profa. Ms. Luciana Vinhas, Profa. Dra. Sabrina Casagrande, Prof. Ms. Saulo Thimóteo, Profa. Ms. Ana Carolina Pinto, Prof. Ms. Marcos Silva, Prof. Dr. Sérgio Massagli.

Também estão engajadas nesse trabalho as bolsistas Marina Rodrigues, do Curso de Letras, e Jéssica Pauletti, do Curso de Ciências, além dos voluntários Lucas Carniel e Patrícia dos Santos, do Curso de Letras; Charline Barbosa, Willian de Moura e Vanessa Pagno do Curso de Ciências; e Tiely Pedroso, do Curso de Nutrição.

O acadêmico Willian acredita que participando de um projeto de laboratório textual irá desenvolver suas habilidades na escrita e se aperfeiçoará como futuro professor: “Será muito útil para mim, como estou em um curso de Licenciatura, é necessário que consiga desenvolver desde os textos mais simples até resenhas e artigos. Sem contar na ampliação do meu vocabulário que irá se expandir com palavras novas”.

As expectativas de Charline são semelhantes às do seu colega Willian. Ela ressalta que pretende aperfeiçoar sua interpretação textual que de alguma forma contribuirá para o desenvolvimento acadêmico.

O Comunica pretende continuar com a produção de textos semanais por parte dos alunos e realizar reuniões de estudos quinzenalmente. As aulas serão oferecidas aos alunos participantes e a outros interessados, que receberão certificado de acordo com a frequência nos encontros.

Os textos produzidos pelos alunos são divulgados no blog do Comunica Realeza http://www.projetocomunica.blogspot.com/, no blog multicampi do projeto (http://www.comunicauffs.blogspot.com/) .

Um comentário:

  1. Parabéns aos Comunicantes de Realeza: os textos da semana estão imperdíveis.

    Saudações a todos da equipe.

    Coordenadora do Comunica em
    Laranjeiras do Sul-PR.

    ResponderExcluir