terça-feira, 5 de abril de 2011

Projeto de extensão aborda possíveis riscos na medicação

Professora promove projeto sobre efeitos resultantes do uso inadequado de medicamentos

Por Will Cândido (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)
Editado em 29 de março de 2010


O projeto “Verificação de problemas relacionados com o uso de medicamentos em indivíduos da cidade de Realeza – PR”, coordenado pela Profa. Ms. Luciana da Costa Borowski, propõe uma busca sobre o modo como as pessoas estão tomando certos tipos de medicamentos sob determinadas circunstâncias.
                                                                         
                                                                                                                   Angelica Werkhausen
 A coordenadora do projeto, Profa Luciana Borowski e
as acadêmicas Charline Barbosa e Alessandra Lima

Muitas questões envolvem a medicação, sem que os pacientes se indaguem, por exemplo, por que precisam estar em jejum para ingerir determinado medicamento, ou por que se deve tomar o remédio com leite ao invés de água. Com este projeto, as pessoas verão que não se deve consumir medicamentos de qualquer maneira, ou, ainda, comprá-los sem prescrição médica e tomando-os por conta própria.

A professora Luciana, em entrevista ao COMUNICA, disse que o projeto será realizado na cidade de Realeza através de entrevistas, em uma abordagem direta da população, sobre o uso pessoal de medicamentos. Após a coleta dos dados dos indivíduos, na qual buscará saber quais medicamentos foram usados, em quais doses e horários, serão verificados problemas relacionados aos medicamentos (PRMs). Confiante, afirma: “este trabalho tem como objetivo documentar possíveis problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, detectando-os, e podendo, desta forma, melhorar a qualidade de vida dos indivíduos”.

As participantes do projeto são a bolsista Charline Antunes Barbosa e a voluntária Alessandra Mara de Lima, ambas do curso de Licenciatura em Ciências da UFFS. Elas irão analisar, através das entrevistas coletadas, se está acontecendo alguma reação contrária à que se era esperada nas pessoas que ingeriram esses medicamentos. Assim, observarão e pesquisarão se existe alguma relação entre o sintoma, seja ele benéfico ou maléfico, e a forma como a pessoa consumiu este remédio.

Conversando com o COMUNICA, a acadêmica Charline explica que, primeiramente, será realizada uma pesquisa levantando dados sobre a forma como a população está ingerindo os medicamentos e por que o estão fazendo desta maneira. E complementa: “depois do levantamento de dados, buscaremos, através de livros, saber se o que a população está fazendo está de acordo com o que dizem, se eles estão ingerindo os medicamentos corretamente e com a finalidade apropriada”.

O Projeto conta ainda com a colaboração da professora Fernanda Bovo, do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário