segunda-feira, 4 de abril de 2011



Regimento: discussão + sugestões + comunidade = qualidade na educação

 Por Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

As normas que darão forma a nossa Universidade estiveram em discussão no dia 31 de março de 2011 no campus Erechim. Na ocasião, reuniram-se professores, técnico-administrativos e alunos em Assembleia Geral para sugestão e levantamento de propostas para o Regimento Geral da UFFS, para futura submissão ao CONSUNI, por meio de minuta apresentada pela Reitoria da UFFS.

O processo, porém, já está em andamento. Há dias atrás, houve uma reunião entre técnico-administrativos, professores e representantes de turma para a discussão da metodologia da discussão que ocorreu no dia 31. Assim, considerou-se que todos tiveram acesso ao texto da minuta e fizeram a leitura prévia, podendo sugerir propostas de alterações no decorrer das discussões e na medida em que fossem necessárias. As propostas também poderiam e ainda podem (até dia 04 de abril de 2011) ser enviadas por e-mail (regimentogeraluffs@gmail.com) para as possíveis alterações no documento final.

Até o momento, quase todos os capítulos tiveram sugestões de alterações no texto, fossem por meio de supressão ou de acréscimos. Não obstante, o que foi alvo de discussões mais acaloradas foi a Seção V, cujo título é “Da diretoria de Assuntos Estudantis”. Lê-se no Artigo 44:

 “A Diretoria de Comunicação tem as seguintes atribuições:
I-       Coordenar, executar e acompanhar a política e o plano de comunicação da UFFS;
II-     Sugerir e coordenar as ações de comunicação da UFFS;
III-    Produzir, gerenciar e divulgar as informações jornalísticas (texto, imagem e som) da UFFS em veículos internos e externos;
IV-    Produzir e gerenciar as ações de publicidade da UFFS;
V-     Sugerir e gerenciar o posicionamento institucional nas comunidade interna e externa;
VI-    Propor e coordenar ações de fortalecimento da imagem institucional.”

Vários participantes da discussão manifestaram-se a respeito e falou-se que é um problema grave essa Diretoria "[...] ter o poder de vetar textos ou informações da UFFS, que irão para os meios de comunicação”. Partiu-se do pressuposto que “existira” um conselho de base por campi e que através dele cada unidade da UFFS teria a autonomia na informação a ser veiculada.

Cabe ressaltar também ainda a questão do campus. Questionou-se a questão de um campus sede – Chapecó -  e os demais campi. No estatuto, observa-se uma política centralizadora, onde existe o Campus Chapecó e os demais campi. Procurou-se discutir e até levantou-se vários exemplos de outras universidades, para que houvesse uma igualdade entre os campi, não havendo um campus sede.

Tendo consciência da pertinência desses fatos e muitos outros perante as normas que nortearão a Federal, é dever de cada membro da UFFS estar ciente das discussões e decisões que estão sendo tomadas para termos, no futuro, uma universidade sólida e popular, que consiga suprir as demandas de nossa região com uma formação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário