quinta-feira, 28 de abril de 2011

CULTURA EM DESENVOLVIMENTO

Por Marília Spingolon (UFFS/Chapecó)

O problema da falta de acesso à cultura e aos meios culturais no Brasil, foi tema de debate na aula de Fundamentos da crítica social com a Professora Franciele Petry, no curso de Letras Português e Espanhol, do campus de Chapecó. O assunto gerou uma polêmica de âmbito nacional, e refere-se à carência do desenvolvimento de uma consciência crítica no indivíduo brasileiro, quanto a elaborar formas que possam enfrentar de maneira competente a situação acima, em nosso país.

Numa nação como a que constitui o Brasil, que converge seus esforços na luta para erradicar o analfabetismo, este processo pode levar certo tempo para ser reconhecido, bem sabemos. E, no entanto, devemos considerar a importância destas manifestações artísticas, como criações que possibilitam caracterizar um grupo de determinada região, respeitando suas peculiaridades.

É preciso considerar também a influência da cultura no indivíduo como forma libertadora das imposições sociais, como um modo de exprimir sentimentos e impressões de um conjunto de pessoas em determinadas épocas, podemos citar como exemplo a música produzida no contexto da ditadura militar no Brasil (1969-1974), na qual permeavam questionamentos quanto à censura e a repressão impostas pelo regime de governo neste período. Os personagens da época utilizaram da forma artística para ludibriar o meio social como forma de manifestação. Estas manifestações são essenciais para formação crítica do sujeito.

Podemos salientar ainda a importância de valorizar os meios culturais. A universidade abre muitas portas que possibilitam este reconhecimento, tomemos como exemplo o curso de história da arte oferecido pelo professor Paulo Monteiro Nunes que ocorrerá segundo semestre deste ano em nossa Universidade. Iniciativas como esta possibilitam a aproximação do indivíduo com a cultura.

Concluímos o debate, conscientes de nosso papel enquanto futuros professores. Dispomos de uma contribuição importante quanto mediadores da cultura, dotados de faculdades intelectuais capazes de reconhecer esta operação como fundamental para a promoção do desenvolvimento do país, incentivando o interesse de nossos futuros alunos, por ouvir, respeitar e valorizar idéias e experiências, reconhecendo a necessidade de manifestá-las.

Precisamos adotar uma postura crítica frente a nossa época e reconhecer em nós mesmos a necessidade de produzir a sensação de realização do indivíduo nas formas da arte, e nas suas mais variadas vertentes, música, teatro, artes plásticas, literatura e demais manifestações artísticas possíveis. O acesso à cultura faz parte dos direitos humanos, e é justo e necessário que participemos da vida cultural de nosso país e que reconheçamos a legitimidade deste processo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário