terça-feira, 26 de abril de 2011

Deu samba!

A história, a cultura e a poesia, que fazem morada nas letras da MPB,
são temas de curso promovido por professor da UFFS

Por Patrícia dos Santos (Letras/Realeza)

No dia 16 de abril, a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza foi o ponto de encontro para uma tarde cultural. Alunos da graduação e comunidade participaram da primeira oficina do curso “História, cultura e poesia através das letras da Música Popular Brasileira”, que é coordenado (e ministrado) pelo Prof. Dr. Sérgio Roberto Massagli.

Sob os olhares curiosos do jovem público, Sérgio iniciou sua fala explanando a linha evolutiva da MPB nos séculos XIX e XX, e também sobre a estreita relação existente entre música e poesia. Mas o tema principal da oficina era o samba que, segundo ele, “foi gerado na Bahia e nascido no Rio de Janeiro”.

O tema rendeu muita conversa. Durante a aula os alunos visualizaram a história do gênero, desde a primeira gravação no Brasil, os estilos que o influenciaram (segundo Mário de Andrade), os principais sambistas, as transformações e a influência europeia (no caso a Bossa Nova que, ao unir o jazz e o samba na década de 50, ganhou repercussão internacional). Além disso, foi discutida a relação entre o samba e a malandragem durante a Era Vargas, os malandros na literatura e a politização destes durante o Estado Novo.

A oficina contou com a participação de dois alunos colaboradores no projeto. O bolsista Ivan Lucas Faust, acadêmico da terceira fase do Curso de Letras, fez uma mostra do duelo entre Noel Rosa e Wilson Batista, que teve início em 1933 e rendeu diversas canções para a história da música no Brasil. O aluno comentou a importância que o projeto está tendo na sua formação: “Aprendo muito sobre a história da nossa música, o projeto está ampliando meu conhecimento. A gente passa a entender melhor como a música foi utilizada na história do Brasil para demonstrar características do povo, expressar opiniões e impor regras de conduta”.

A acadêmica da primeira fase do Curso de Letras, Eline Barbosa, voluntária no projeto, apresentou um vídeo que falava sobre o Samba Exaltação e a construção da identidade nacional. Eline falou ao Comunica que se interessou pela iniciativa assim que soube de sua existência. Além disso, comentou a participação do público: “Compareceram pessoas de Realeza e de municípios vizinhos, o que me deixou contente. Ouvi muitos comentários dizendo ‘pena que é só uma vez por mês’”.


Prof. Sérgio Massagli tratou de diversos temas
relacionados à história do samba no Brasil.

Em conversa com o Comunica, o professor Sérgio Massagli, comentou sua abordagem à representatividade da nossa música no exterior, nas figuras de Carmem Miranda e Ary Barroso, que, “com sua Aquarela do Brasil, tornaram-se estereótipos da nossa identidade. Através de filmes produzidos por Hollywood, como os longas-metragens da Disney, o samba, o carnaval, a mulher brasileira e o Rio de Janeiro, que se constituíram em clichês que ainda hoje nos identificam no exterior”.

Falou também sobre esse primeiro contato com os alunos: “Minhas expectativas em relação a nossa primeira oficina foram atingidas. Tivemos um bom público, com alunos dos diversos cursos da UFFS e também da comunidade”. Ao ser questionado sobre a receptividade do público ao tema abordado, foi positivo: “Pareceu-me que o tema (as relações da MPB com o contexto histórico em que as letras são produzidas), desperta um grande interesse e provoca um olhar diferente no papel que a música desempenha como mediador entre a sociedade, a história, a política...”. Finalizou dando uma prévia de como será a próxima oficina: “Iremos ao momento seguinte, que ficou conhecido como "os anos dourados" - a década de 1950. Tentaremos mostrar nessa oficina como a Bossa Nova representou um salto de qualidade na história da música popular brasileira, e a influência que teve e continua tendo nas gerações seguintes”.

A segunda, das quatro oficinas que compõe o curso, está prevista para o dia 18 de junho. É possível acompanhar os temas trabalhados e obter informações sobre horários e certificação através do blog do projeto: http://www.poesiampb.blogspot.com/ ou pelo e-mail: poesiampb@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário