quinta-feira, 7 de abril de 2011

É possível conciliar vida acadêmica e vida pessoal?

Por Harieli Borcath Reis (Engenharia de Aquicultura – Laranjeiras do Sul)

Ingressar na Universidade é o inicio de novas expectativas: iniciar uma nova etapa na vida profissional, conhecer novas pessoas, acostumar-se com uma nova rotina. Por outro lado, para enfrentar essa nova fase, o que fazer com todos os outros compromissos já assumidos, como os da vida pessoal e profissional?

É certo que as atividades acadêmicas passam a integrar a nossa vida como um todo, principalmente por ser um período em que os estudantes criam expectativas em relação ao resultado dessa formação. Todos, portanto, buscam realização profissional e também pessoal. O problema começa exatamente em relação a esse último aspecto, pois ao dedicar-se às atividades acadêmicas, focando a formação profissional, muitos abandonam as atividades pessoais, como os relacionamentos, os momentos de lazer, a convivência familiar, etc.

A aluna Samara Marcon (estudante da 3º fase do curso de Engenharia de Aquicultura em Laranjeiras do Sul), por exemplo, descreve da seguinte forma sua atual relação com a vida pessoal: “Ausência. Depois que comecei a vida acadêmica, ausentei-me da família e dos amigos, pois vim de outra cidade (Erval Grande – RS). Sinto-me sozinha, distante deles, mas, por outro lado, fiz novas amizades, tenho mais responsabilidade, conheci uma nova cidade e, enfim, estou aprendendo a me virar sozinha”.

Harieli Borchat á esquerda e á direita Samara Marcon.
Não se pode negar as dificuldades enfrentadas durante o período em que se cursa uma graduação. No entanto o momento é de grande amadurecimento em todos os níveis da vida, como menciona a estudante acima. Portanto, para enfrentar essa fase e ainda manter e construir bons relacionamentos, vale lembrar algumas dicas:

1- Organize seu tempo – liste todas as suas tarefas e distribua-as ao longo dos dias e da semana. Se for preciso acorde mais cedo ou durma mais tarde.

2- Destine tempo para atividades físicas e mantenha uma alimentação saudável – invista na saúde do corpo na mesma proporção que investe nas atividades intelectuais.

3- Reserve momentos para família e amigos – mantenha sempre o vinculo afetivo, pois isso mantém a estrutura emocional.

Breve dicas como essas podem facilitar sua vida durante o período acadêmico, gerando-lhe sucesso profissional e bem estar pessoal. Apesar do grande esforço depreendido nessa etapa da vida, lembre-se que é preciso manter-se em harmonia com tudo que o cerca. Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário