terça-feira, 19 de abril de 2011

Nutrição é primeira turma da UFFS a ter aulas em laboratórios

                                                                                                 Dainir / FAG
Alunos de Nutrição em aula prática na FAG de Cascavel

Por Charline Barbosa (Ciências/Realeza)

Pela necessidade que se dá na realização de aulas práticas em laboratórios, a turma da 3° fase de Nutrição da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - através de uma parceria com a FAG - Faculdade Assis Gurgacz - de Cascavel, pôde realizar aulas práticas, ministradas pelas professoras Ms. Cassiani Pedroso e Dra. Susana Schleemper nas disciplinas de ‘Bases da Técnica Dietética e Culinária' e 'Anatomia', respectivamente.

Vale salientar que as viagens aos laboratórios estão se desenvolvendo pelo fato de a Profa. Dra. Rozane Bleil ter se disponibilizado para tal realização. Também se faz importante o fato de que os alunos não estão tendo custo com ônibus pois, foram custeados pela Universidade. Apenas estão tendo gastos com alimentação.

As aulas que já aconteceram, foram realizadas nas quartas-feiras dos dias 06/04 e 13/04. Após estas duas aulas, o restante se efetuarão quinzenalmente. Serão no total sete aulas práticas realizadas nos laboratórios da FAG com as duas disciplinas mencionadas, até o mês de junho.

Em entrevista, a Profa. Coordenadora do Curso, Camila Rossi, que acompanhou os 36 acadêmicos na viajem, conta que as aulas foram realizadas com a ajuda de técnicos da Faculdade, houve a divisão dos alunos em duas turmas para se realizar com mais eficácia as aulas; no período da manhã uma turma participou da aula de Anatomia e a outra teve Bases da Técnica Dietética e Culinária. Invertendo no período da tarde.

No mês de junho, que encerrará as sete aulas práticas destas disciplinas, serão analisados as condições dos laboratórios do UFFS - Realeza. Em caso de condições adequadas para uso, contendo os equipamentos necessários, as aulas práticas do próximo semestre ocorrerão no próprio campus. Na falta de recursos necessários nos laboratórios, as aulas serão realizadas em outras instituições, podendo ser novamente na FAG e havendo possibilidades de serem realizadas na UTFPR, de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos ou Pato Branco.

Ainda em entrevista, a Profa. Camila disse que para o próximo semestre, caso não estejam prontos os laboratórios do campus e seja necessário o deslocamento dos acadêmicos, além da disciplina de 'Técnica Dietética e Culinária Aplicada', será encaixada outra disciplina nas grades do curso a fim de aproveitar a viajem.

O acadêmico do Curso de Nutrição, Gabriel Bonatto, em entrevista disse que as aulas práticas são importantes pois, “são nas aulas práticas que os conhecimentos adquiridos em sala de aula são entendidos, aprendidos e gravados de forma mais clara e definitiva. Muitas das dúvidas que temos em sala de aula, são esclarecidas nas aulas práticas com o contato mais próximo com as situações que possivelmente encontraremos em nossa prática profissional”.

Tanto os professores quanto os alunos sabem da importância que se dá na realização de aulas práticas mas, na visão do acadêmico Gabriel, nem todos entendem que, no momento, a melhor opção é está. E ainda diz, que entende qual são as reais situações que a UFFS está passando mas, acredita que esse deslocamento é necessário para suprir as necessidades de aprendizagem, estando disposto a aproveitar estas viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário