terça-feira, 12 de abril de 2011

Comissão é formada para fiscalizar obras do campus definitivo

Alunos da UFFS animam-se com a construção do campus de Realeza

Por Charline Barbosa (Ciências/UFFS-Realeza)

Em seu segundo ano, a Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, ainda se encontra em instalações provisórias, sofrendo, assim, com a falta de recursos estruturais necessários para a realização de aulas e pesquisas. Porém, o processo de construção do campus definitivo dará, aos poucos, forma ao esperado primeiro bloco, o qual possui salas de aula e três laboratórios, tendo data de término para o final do ano de 2011.

Com a criação de uma comissão fiscalizadora, formada por alunos, professores e técnicos administrativos, as obras tomam rumos diferentes, pois as atenções se dobram aos passos dados pela construtora. Em caso de complicação, acadêmicos e toda a comunidade universitária serão rapidamente informados para auxiliar nestes problemas, a fim de tornar mais rápido o processo de construção.

A comissão de fiscalização conta com o relatório que apresenta o “Programa de Necessidades” para os projetos executivos da Infra-estrutura do novo campus universitário da UFFS. Este relatório fornece a explicação detalhada de dados do contrato, prazos de entrega, objetivos e os projetos envolvidos, como, por exemplo, projeto de implantação urbanística e paisagismo, projeto geométrico, projeto de terraplanagem, projeto de esgoto e sistema de tratamento de água.

A área para implantação do campus está inserida no perímetro urbano, em lote com área total de 85,00 ha. O projeto para construção conta com centro de eventos, laboratórios didáticos, restaurante universitário, centro administrativo, sala para professores, centro esportivo com ginásio, campo de gramado para futebol, duas piscinas olímpicas aquecidas, quadras para tênis, guaritas de segurança, entre outros recursos.

Em entrevista, a acadêmica Danielle Cristina, integrante da comissão de fiscalização, salientou a preocupação que todos estão tendo com as obras. Segundo ela, “faremos o possível para acelerar o processo de construção e finalização das obras, pois todos queremos um campus que forneça estruturas necessárias para aulas, pesquisas, extensão e administração em espaços adequados”. Para finalizar, informou que a obra terá prazo para ser entregue até 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário