terça-feira, 5 de abril de 2011

Curso de Letras realiza projeto de Língua e Cultura Espanhola


Por Marina Maria Rodrigues (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)
Editado 29 de março de 2010


No começo deste ano letivo, a UFFS está desenvolvendo diversos projetos de extensão, que estão relacionados com os cursos de graduação da Universidade. Uma das iniciativas que o Curso de Letras está promovendo é o projeto “Língua e cultura hispânicas”, coordenado pela Prof. Ms. Ana Carolina Teixeira Pinto.

O projeto conta também com o Prof. Ms. Marcos Roberto da Silva, como colaborador, a acadêmica Josiane Terezinha Ribeiro, como bolsista, e tem uma vaga para voluntário, que ainda está disponível para interessados.

Com encontros semanais, o curso tem objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e externa a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre língua e cultura hispânicas. De acordo com as informações da professora Ana, o projeto terá uma abordagem comunicativa e funcionará tendo base metodológica a “Pedagogia dos Projetos”, visando a autonomia do aluno (pesquisa, estudo e produção) e tendo como ponto de partida o tema da Cultura Espanhola.

O professor Marcos afirma que através desse projeto os alunos vão ter contato com a língua espanhola, o que contribui para a formação cultural do indivíduo. O professor lembrou, também, que o resultado das atividades desenvolvidas no projeto será a elaboração de uma feira cultural no final deste semestre.

Segundo a acadêmica Josiane, o projeto está oferecendo benefícios valiosos e necessários para ela e para qualquer aluno que venha participar do curso: “O fato de estarmos cercados por países de língua espanhola torna o seu aprendizado uma necessidade”. Conforme Josiane, as viagens de estudo fazem parte da rotina da comunidade acadêmica, aumentando ainda mais a repercussão deste curso na UFFS. A acadêmica conclui dizendo que “o projeto Língua e Cultura Hispânicas entra com o papel de enriquecer o conhecimento de toda a sociedade, inclusive de jovens que estão cursando o ensino médio”.

O curso de extensão proposto visa contribuir para o acesso dos cidadãos ao bem cultural hispânico e fazer a interação entre a Universidade e a sociedade realezense.


Por que saber mais a respeito da língua e das culturas hispânicas?

A língua espanhola conta atualmente com cerca de 400 milhões de hispano-falantes:

* 6% da população mundial;
* 88% dos falantes estão na América;
* 3º idioma mais falado no mundo;
* 4º mais usado em publicações científicas;

Portanto, não se pode negar a importância de conhecer o castelhano e a cultura hispânica. Outro fator positivo é a posição geográfica do Brasil, cercado por países hispanófonos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário