terça-feira, 5 de abril de 2011

O teatro na socialização com o meio rural

Por Tiély Pedroso (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)

Dentre as atividades ocorrentes nesse ano letivo de 2011 na UFFS, 13 projetos de extensão estão em andamento. Dentre eles está o projeto intitulado O teatro como ferramenta lúdica de sociabilidade, o qual tem como coordenador o Prof. Ms. Aparecido F. Bertochi dos Santos que relatou ao Comunica o surgimento desse projeto de extensão.

Já em atividade na cidade de Realeza, o grupo teatral Art`Manha, coordenado por Francieli Roberta Adames Kusniewski, desde o ano passado já desenvolvia, em parceria com a UFFS, atividades culturais de encenação teatral com acadêmicos. Esse ano, essa parceria amadureceu e concretizou-se ainda mais por meio de um projeto de extensão da universidade.

O projeto tem como objetivo promover a interação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com as pequenas propriedades rurais de Realeza sendo que as atividades lúdicas desenvolvidas, por meio de teatro, têm o mote temático ligado ao cotidiano familiar rural, e serão realizadas em 7 das 32 comunidades rurais.

Além dessas atividades, o projeto também abordará questões relacionadas a boas práticas de higiene na produção de leite, práticas de ordenha, temas esses que se relacionam com o curso de medicina veterinária e, por isso, o projeto é destinado a esses estudantes, mas não só, estando aberto à participação de outros acadêmicos que se interessarem.

No desenvolvimento desse projeto, visa-se atingir um público de 350 pessoas, constituído, basicamente, de famílias de produtores rurais. Para a sua realização, o professor Bertochi ressaltou a necessidade de participação de alunos voluntários; são sete vagas que ainda não foram preenchidas. Além disso, o projeto já conta com um bolsista.

O bolsista terá que desenvolver um levantamento bibliográfico com base, especialmente, nas obras de Plínio Marcos, pela importância que estas possuem para o teatro popular e por envolverem a possibilidade de participação dos espectadores no espetáculo, enquanto atores coadjuvantes, facilitando a compreensão do público. Além disso, o bolsista ajudará na manutenção e na montagem do que for usado para as apresentações de teatro.

O bolsista e os voluntários, na apresentação das peças teatrais, terão que se disponibilizar durante os finais de semana para realização das encenações. O projeto tem a aluna Gisele Dyba, do curso de Medicina veterinária, como bolsista, e espera a participação de voluntários. A interação dos acadêmicos com esses produtores rurais é importante para promover a socialização de conhecimentos e aprimoramento sócio-cultural e político dos pequenos produtores rurais por meio da atividade cultural. Se você tem interesse em participar, entre em contato com o professor Bertochi pelo e-mail: f.bertok@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário