terça-feira, 19 de abril de 2011

Representantes estudantis da UFFS participaram do 59º CONEG

                                                    Jéssica Pauletti /acadêmica UFFS
A plenária final teve integração acadêmica e concluiu
 os trabalhos dos 3 dias de CONEG


Por Jéssica Pauletti (Ciências/Realeza)

Mais de 500 estudantes se reuniram em São Paulo, na Universidade Paulista (UNIP), Campus Paraíso, nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2011, para o 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Nacional dos Estudantes (UNE). A representação dos diretórios acadêmicos (DAs) e diretórios centrais dos estudantes (DCEs) de todo o país estavam concentrados nos debates acerca dos temas de assistência estudantil e melhoria na qualidade do ensino superior, do Plano Nacional de Educação (PNE), além da convocação e início do processo rumo ao Congresso Nacional da UNE (CONUNE).

Programação

A programação iniciou na sexta-feira, dia 08, às 9h30, com a abertura do Seminário Nacional de Assistência Estudantil da UNE. Nessa mesa principal, havia convidados do Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal do ABC (UFABC), Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) e a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Na ocasião, os participantes dialogaram com a plateia sobre o tema: “Qual política de assistência estudantil nós queremos para o Brasil?”

À tarde, continuaram os trabalhos com mesas simultâneas de discussão entre os acadêmicos ainda com o enfoque principal na área assistência estudantil. Nas mesas, foram debatidos temas como da questão acadêmica (xerox, bolsas de pesquisa e extensão etc). Ademais, houve uma mesa que abordou questões de gênero e raciais nas políticas da assistência e, por fim, outra mesa que discutiu as condições de permanência na universidade (restaurante universitário, moradia estudantil e transporte).

No sábado dia 09, as atividades começaram por volta das 9h00 com a realização de 12 grupos de discussão (GDs) que ocorreram ao mesmo tempo. Os temas foram os seguintes: conjuntura política nacional; movimento estudantil e o papel dos DCEs na rede da UNE; PNE: financiamento público da educação no Brasil; PNE: regulamentação do ensino superior privado; PNE: valorização dos profissionais e a luta por qualidade; PNE: pacto nacional pela erradicação do analfabetismo; PNE: democratização do acesso ao ensino superior; PNE: gestão democrática na educação; preparatório para o encontro de mulheres estudantes da UNE; preparatório para o encontro de negros e cotistas da UNE; movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros (LGBT).

À tarde, no auditório da UNIP, concentraram-se todos os estudantes para a realização da Conferência Especial sobre Política Internacional. Quem comandou a mesa foi o convidado Celso Amorim (ex-ministro das Relações Exteriores). Na oportunidade, ele pôde destacar qual a importância de haver uma boa integração com os outros países, pois isso enriquece as bases econômicas, políticas e educacionais do desenvolvimento interno do Brasil.

A programação foi finalizada com a plenária final, no domingo, às 10h00, na qual foi apresentada a “Carta de São Paulo – Convocação do 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes”, a qual elencou a importância desse fórum, pois está em disputa o novo PNE, e portanto essa é a hora das reivindicações serem postas no papel para o governo cumprir. Nessa plenária também foi aprovado o regimento do congresso, bem como a “Carta do I Seminário de Assistência Estudantil da UNE”, a qual aponta as políticas que presisam ser cumpridas para que o estudante possa ter condições de se formar, e por último e, não menos importante a aprovação de inúmeras moções ligadas à vida acadêmica das várias instituições do país.

UFFS no evento

Pela primeira vez a representação dos estudantes do Campus Realeza tive a oportunidade de participar de um conselho tão importante como este, visto que todos os assuntos que envolvam educação estão diretamente ligados aos acadêmicos da UFFS (a representação do campus Laranjeiras também se fez presente no evento). Também foi o momento de conversar com lideranças da UNE para explanar quais são as dificuldades gerais sofridas pelos acadêmicos desse e demais campi, devido a isso, no final da plenária, foi aprovada a “Moção de apoio à efetivação da Universidade Federal da Fronteira Sul através de infraestrutura e contratação de professores e funcionários”, a qual pode ser encontrada na íntegra no site www.une.org.br

Em conversa com o Comunica, o representante do DCE do Campus de Laranjeira do Sul, Cheilon Fabiano Maczewski destacou que está na hora dos acadêmicos da UFFS e seus representantes participarem desses eventos pois há troca de informações, aprendizagem e cultura entre todos os DCEs. O representante Cheilon Maczewski ainda salienta que essa foi a oportunidade de mostrar que a UFFS existe, pois muitos nem sabiam disso, assim UFFS passa a se integrar com as demais instituições públicas e privadas do Brasil, bem como com a UNE e UPE.

O  presidente da UNE, Augusto Chagas, também falou ao Comunica e demostrou satisfação pela realização do 59º CONEG, pois foi a oportunidade das lideranças estudantis discutirem o PNE, levantarem dificuldades que ocorrem em suas instituições. Chagas também chamou atenção para a aprovação do regimento para o 52º CONUNE, que será o próximo grande evento da UNE, a ser realizado entre os dias 13 e 17 de julho de 2011 em Goiânia, quando delegados estudantis de todo o país elegerão a nova diretoria da UNE e suas diretrizes para os próximos 2 anos.

Sobre a participação das novas instituições universitárias em programações da UNE como neste conselho e demais eventos, Augusto Chagas ressaltou que os novos estudantes são sementes plantadas no terreno da UNE e que são essas lideranças que passam a rejuvenescer e fortalecer os trabalhos da UNE, e ainda podem trocar informações e aprenderem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário